Ubiwhere promove o mais recente Living Lab português

Ubiwhere promove o mais recente Living Lab português a Ubiwhere, Lda.

De: Ubiwhere, Lda.  08/22/2011

Ubiquitous/Inivisible Computing Living Lab (UbiLL) é o nome do mais recente Living Lab português a pertencer à Rede Europeia de Living Labs (ENoLL).Promovido pela Ubiwhere, conta já com a participação de algumas empresas portuguesas de referência (nomeadamente, a PT Inovação e a
ISA), universidades, outras entidades do Sistema Científico e Tecnológico, associações e incubadoras de empresas, entre outras.

Inovação é a palavra de ordem desta jovem empresa, criada em 2007 por três investigadores do Instituto de Telecomunicações e da PT Inovação. Desde então, a Ubiwhere tem crescido e expandido o seu mercado-alvo além fronteiras. As Redes Heterógeneas e de Próxima Geração são uma das áreas de negócio da Ubiwhere, prestando diariamente serviços de consultoria para empresas como ISA e PT Inovação. Mais recentemente, a Ubiwhere tem apostado no desenvolvimento de soluções para superfícies interactivas e dispositivos móveis direcionadas para o Turismo e Educação, designada por Computação Ubíqua/Invisível. Num mercado marcado pela globalização, competitividade e mudança, torna-se imprescindível a cooperação entre os agentes de inovação, públicos ou privados, baseada num novo paradigma para a gestão da inovação, o open innovation. Foi neste âmbito que nasceu o UbiLL. A existência de Living Labs facilita o processo de partilha de conhecimento, essencial para o ganho de competitividade de todas as entidades envolvidas, para além de promover novos projectos e parcerias. O UbiLL é um Living Lab focado em tecnologias de Computação Ubíqua, actualmente centradas no desenvolvimento de aplicações móveis e de soluções baseadas em redes de sensores, e no conceito de Computação Invisível, mais relacionada com a interacção homem-máquina (normalmente multimédia) através de multi-toque e de reconhecimento de gestos. Nesta fase inicial conta com parceiros de renome regional e nacional, tais como, a Universidade de Aveiro de Coimbra, PT Inovação, ISA, Ponto.C, WizDee, institutos de investigação (IT e IEETA), associações e incubadoras (Inova-Ria, Sanjotec, IEUA, PortusPark, entre outras), entidades municipais, como a C.M. Aveiro e a C.M. S.J. Madeira.
O UbiLL integra, desde já, projectos na área da mobilidade, turismo e lazer. O Pervasive Tourism consiste num conjunto de soluções integradas para smartphones destinadas a entidades turísticas e regionais numa parceria entre a Ubiwhere e a Universidade de Aveiro e encontra-se em fase de implementação no museu de Santa Joana e no Welcome Center, em Aveiro e noutros locais. Este projecto visa aumenta a visibilidade do turismo regional bem como a atractividade de pontos turísticos recorrendo às mais inovadores tecnologias de comunicação. O BikeEmotion é outros dos projectos do UbiLL resultante de uma parceria entre várias empresas de Aveiro e a Universidade de Aveiro. Trata-se de um projecto de bike sharing de 4ª geração, com tecnologias de posicionamento e de bloqueio remoto e automático onde, à semelhança da BUGA, passa pela partilha de bicicletas públicas e, neste caso, igualmente privadas e sem recorrer à existência dos parques de bicicletas. O SEMA é um terceiro projecto do UbiLL que resulta da parceria entre Ubiwhere, IPN, Univ. Coimbra e WizDee e envolve temáticas como o enriquecimento e a interoperabilidade semântica na área da mobilidade. 
O conceito Living Labs não está restricto às fronteiras nacionais. O UbiLL está inserido na Rede Europeia de Living Labs (ENoLL) juntamente com mais de 200 living labs espalhados por todo o mundo, destacando-se por ser o único focado na temática da computação ubíqua/invisível. Esta temática tem sido uma aposta forte da Ubiwhere, uma empresa que conta actualmente com mais de vinte colaboradores, na sua maioria jovens graduados nas áreas da Informática e Telecomunicações.