ELIMINADOR DE ESTÁCTICA

ELIMINADOR DE ESTÁCTICA a Tecmer,L.D.A.

De: Tecmer,L.D.A.  07/15/2010
Palavras-chave Instrumentação

 

O que é a estática?

Materiais como o papel, plástico, borracha ou têxteis normalmente contêm um número igual de cargas positivas e negativas – isto é, são electricamente em equilíbrio. A fricção pode alterar o equilíbrio,fazendo que o material se torne electricamente com carga.

A carga eléctrica (estática) exercerá uma força na vizinhança de objectos carregados ou num condutor neutro. Os problemas causados por esta força são:

O pó agarrar-se ao produto.

• O produto agarrar-se a ele próprio, aos rolos, telas da máquina ou estrutura.

• Rotura de materiais, enroscar ou enrolar.

• Problemas na alimentação de folhas

• Faíscas ou choques acidentais.

Condutores carregados (como os metais) descarregam completamente quando ligados á terra. Os

isoladores (como os plásticos) não conduzem a electricidade e não podem descarregar quando ligados à terra. Escovas de terra ou fio de ouropel muitas vezes têm pouco efeito nestas superfícies.

Quando se utiliza o medidor de estática Modelo 7905 numa simples superfície de plástico, é comum medir muitas tensões ao longo da mesma superfície.

Quanto mais elevada for a tensão medida, maior a carga estática ou força nesses ponto. E também

possível para algumas tensões ter polaridades opostas (positiva ou negativa) o que determina se dois isoladores atrairão ou repelirão um ao outro.

Os eliminadores de estática (chamados ionizadores ) podem eliminar a carga . Estes ionizadores sem contacto podem ser electricamente carregados e produzir um volume de iões positivos e negativos. A superfície carregada atrai o necessário e apropriado número de iões positivos e negativos do ionizador de forma a ficar neutra (descarregada).

Palavras-chave Instrumentação