CURSO DE FORMAÇÃO AUXILIAR DE ACÇÃO EDUCATIVA

De: Centro de Formação Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1 n.º3 de Agualva   02/09/2010
Palavras-chave Formação, Brincar, Área Da Educação

   CURSO DE FORMAÇÃO de AUXILIAR DE ACÇÃO EDUCATIVA   Os espaços frequentados por crianças abrangem, cada vez mais profissionais de diferentes áreas. Esta mudança implica maior rigor e um melhor conhecimento de tudo o que se relaciona com as crianças e a sua envolvência para que se promova um bom desenvolvimento global da criança. A formação é essencial para que estes espaços sejam Seguros, Alegres e Afectivos; sendo este, o grande objectivo deste Curso.   OBJECTIVOS   Desenvolver competências pessoais, profissionais, atitudes e estratégias educacionais de forma a estimular comportamentos assertivos e de autonomia nas crianças para que cada um de nós seja a mudança que quer ver no Mundo.   Promover uma formação profissional abrangente nas diferentes áreas da formação do Ser, enquanto Cidadão activo.   Preparar profissionais sensíveis à população alvo com quem trabalham e na sua relação com a Equipa de trabalho.   CONTEÚDOS POGRAMÁTICOS (11 Módulos)   Educação para a Cidadania   Actividade Lúdica/Prevenção/Educação Conceitos Básicos: Actividade Lúdica; Prevenção; Educação, Cidadania; Educação Ambiental; Educação para o Ser; Auto-Estima; Diferença entre Sensibilização e Comportamentos.             Exercícios Práticos de Criatividade e Actividade Lúdica.                    A Educação …dos conceitos aos Profissionais Os conceitos Educação e Pedagogia; Os quadros de evolução da Educação ao longo do tempo, no mundo e no país; Os três tipos de Educação (formal, informal e não-formal); Diferentes práticas pedagógicas; O conceito de Deontologia Profissional; Os direitos e deveres profissionais. A Educação …promotora de Comportamentos adequados O conceito de Aprendizagem; Factores intra e interpessoais que influenciam a aprendizagem; As principais estratégias de melhoria da relação pedagógica; A Comunicação e a Negociação como ferramentas de gestão de relações pedagógicas; As principais barreiras à comunicação; Os estilos de comunicação; A negociação como base de resolução de conflitos; Os estilos de abordagem ao conflito. Cultura e Diversidade Cultura, Diversidade; Natureza Humana; Migrações; Etnia e Raça; Diversidade Física; Língua; Religião; Gastronomia; Cultura como Tradição; Globalização; Portugal; Etapas de Comunicação Intercultural; Glossário. Iniciação na Óptica do Utilizador Noções Gerais: O Windows; O Ambiente de Trabalho: Explorar o Computador, Gerir ficheiros e pastas; O Word: Guardar e abrir documento, seleccionar texto, copiar, cortar e colar texto, formatar texto, tabelas, colunas, imagens e desenhos; Internet: navegar, guardar imagem, download; Email: criar conta.   Educação para a Saúde   Primeiros Socorros Mala de Primeiros Socorros; Posição Lateral de Segurança; Febre; A importância de se ter uma postura tranquila numa situação de angústia; Cólica Abdominal; Diarreia; Vómitos; Convulsões; Queimaduras; Traumatismos; Feridas; Hemorragias; Hipoglicémia, Desmaio; Dificuldade Respiratória; Picadas; Corpos Estranhos; Asfixia; Mordeduras; Conjuntivite; Infecção Urinária; Doenças Infecto-contagiosas; Alertas. Hábitos de Vida Saudável Rotina diária da criança, do profissional e do espaço na Creche, no Infantário e na Escola: Noções de Higiene; o Sono/Descanso; Prevenção de acidentes; Brinquedos adequados; Posturas; Exercício físico; Alterações de comportamento/Sinais de Alerta. Alimentação e Nutrição: A Roda dos Alimentos; Alimentação completa, equilibrada e variada; Proteínas; Glícidos; Lípidos. Segurança alimentar: Rótulos; Alimentos inimigos; Contaminação; Conservação; Intoxicações e Infecções Alimentares. Doenças do foro Alimentar; Obesidade;  Diabetes. Bases de Necessidades Educativas Especiais Perspectiva Histórica; A Deficiência e as Necessidades Educativas Especiais; Deficiência; Handicap; Autismo; Síndrome de Asperger; Síndrome de Down; Dislexia; Hiperactividade; Défice de Atenção; Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Deficiência Motora; Deficiência Mental; Distrofias Musculares; Epilepsia. Integração das crianças na Escola; Níveis de integração; Dificuldades e benefícios de integração. Dinâmicas de Desenvolvimento Pessoal Promoção do Desenvolvimento Pessoal; Relacionamento Interpessoal; Comunicação Interpessoal; Resolução de Problemas; Competências Sociais; Assertividade; Família e Treino de Competências; Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais; Habilidade Sociais; Competência Emocional.   Educação Artística   Jogos/Construções/Brincar – Desenvolvimento Infantil As Fases do desenvolvimento Infantil e a sua relação com o Conto, a Fantasia, os Contos de Fadas, o Faz-de-conta, o Jogo, a Brincadeira, o Brincar, o Brincar Espontâneo, a Relação de Afecto. Declaração sobre o Direito de Brincar.                         Exercícios Práticos e Construções. Expressões Artísticas/Expressão Global – Desenvolvimento Infantil O Desenvolvimento Infantil e a sua relação com a Arte, a Expressão, a Criatividade; a Espontaneidade. Diferença entre Arte e Expressão Artística.                         Exercícios Práticos de Expressão Global.                         Partilha de Portfólio.       METODOLOGIA   Exposição teórico-prática Activa – trabalhos de grupo Portfólio   Formadoras Certificadas pelo IEFP   Ana Paula Vitorino – Enfermeira do Hospital D. Estefânea Carla Pedro – Educóloga e Técnica de Segurança Rodoviária Isabel Carita – Técnica de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental M. João Fernandes – Psicóloga e coach de Vida e Profissional Lucrécia Alves – Técnica de Expressões Lúdicas e Artísticas e Coordenadora Pedagógica de ATL   Sistema de Avaliação: Avaliação contínua e com apresentação de Portfólio   Certificação: A Todos os Formandos será entregue Certificado de Frequência Profissional (Decreto Reg. n.º 35/2002 de 23 Abril) desde que frequentem a totalidade dos módulos   Modalidade: formação contínua/de actualização   Formas de Organização: formação presencial   Área: 761 Serviço de Apoio a Crianças e Jovens   Publico Alvo: Todos os interessados em desenvolver competências técnicas para trabalhar com crianças em idade escolar, pré-escolar e creche   Data: de 27 de Março 2010 a 26 de Junho 2010 (o Curso não se realiza nos dias 03 Abril, 01 de Maio e 12 de Junho 2010)   Horário: das 9:30h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h aos sábados   Carga Horária: 77 horas (11 sábados)   Local da realização do Curso: no Centro Formação da Associação de Pais da Escola EB1 n.º3 de Agualva na Praceta das Descobertas, 2735-095 Agualva-Cacém   Inscrições (limitadas) e pagamento da inscrição no local da realização da Formação até 22 de Março de 2010, mais informações pelo Tel./Fax 214326056, TL 961494751 (das 15:30h às 19:30h) ou email: [email protected] O Centro de Formação reserva o direito de não aceitar inscrições que não venham acompanhadas do respectivo pagamento   Preço: 330€ + 50€ Inscrição = 380€ (inclui todo o material, documentação e livro de apoio). O pagamento pode ser efectuado por 3 vezes com 3 cheques pré-datados, sendo o 1.º Pag.to a 27 de Março, o 2.º Pag.to a 10 de Abril e o 3.º Pag.to a 08 de Maio.   Caso não se verifique o número mínimo de formandos (12) ou por motivos de força maior, o Centro de Formação reserva-se o direito adiar ou anular o curso. Os valores já recebidos serão devolvidos, caso o formando não deseje frequentar o curso noutra data. As desistências deverão ser por escrito até 4 dias úteis antes do início do Curso e será devolvido os valores pagos, após esta data não haverá reembolso.

Palavras-chave Área Da Educação, Auxiliares Acção Educativa, Brincar, Formação,

Contacto Centro de Formação Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1 n.º3 de Agualva

Email

Imprimir está página

Partilhar