Psicoterapia em Crianças Eficácia, Qualidade a Valores Acessíveis a Todos

Psicoterapia em Crianças Eficácia, Qualidade a Valores Acessíveis a Todos a Clínica Psicologia Lisboa

De: Clínica Psicologia Lisboa  12/16/2010

A psicóloga estabelece uma base segura com os educadores, para que estes possam apoiar as mudanças de comportamento da criança. Estabelece-se assim uma relação sincera e de confiança com os pais e lançam-se sugestões de mudança para todos os contextos aonde a criança circula.

Na psicoterapia em crianças, a psicoterapeuta alivia a angústia e melhora o funcionamento psicológico da criança. A criança aprende estratégias eficazes para lidar com as situações mais difíceis e desenvolve formas de adaptação saudáveis.

As técnicas terapeuticas utilizadas são escolhidas consoante as necessidades de cada criança e de cada família, desde jogos, brincadeiras, histórias, trabalhos artisticos, conversas, dramatizações, entre outras.

As competências sociais, a segurança, a responsabilidade, a empatia e o auto-controlo são promovidas e monitorizadas nas sessões de psicoterapia, sendo que após a aquisição dessas mesmas competências a psicoterapeuta, através dos pais, vai-se certificando de que a criança aplica no mundo real o que aprendeu.

A psicoterapia em crianças exige uma compreensão do desenvolvimento infantil e juvenil e o conhecimento teórico e experiência clínica, para que a escolha de objectivos e intervenções seja a mais adequada ao processo e ao nível de desenvolvimento da criança.