Curso de IRC

Curso de IRC a Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto

De: Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto   11/04/2011
Palavras-chave Formação, Formação Profissional, Cursos Profissionais

   

PROGRAMA

 

1.        FISCALIDADE E GESTÃO FISCAL

a.        Introdução.

b.        Fiscalidade e gestão fiscal.

c.        A planificação/gestão fiscal como ferramenta para aumentar a rentabilidade da empresa. A sua incidência na optimização da gestão da tesouraria.

 

2.        CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA FISCAL PORTUGUÊS.

a.        Actual enquadramento fiscal

b.        Principais obrigações contributivas das empresas.

 

3.        O IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO COLECTIVO.

a.        Definição e incidência

b.        Diferença entre o resultado contabilístico e o resultado fiscal.

c.        O período de tributação.

d.        O modelo 22; apresentação.

e.        Esquema do apuramento do imposto.

           i.      Apuramento 1. As variações patrimoniais e os ajustamentos extra contabilísticos.

           ii.      Apuramento 2. Obtenção do resultado tributável e da matéria colectável

           iii.      Apuramento 3. A taxa do imposto; regime geral e regimes especiais. Obtenção da colecta.

           iv.      Apuramento 4. As deduções. A dupla tributação internacional. Os benefícios fiscais. O pagamento especial por conta (o seu cálculo e métodos). Cálculo do imposto liquidado.

           v.      Apuramento 5. As retenções e os pagamentos por conta (o seu cálculo e métodos). Obtenção do imposto a pagar ou a recuperar.

          vi.      Apuramento 6. IRC de anos anteriores, a derrama e as tributações autónomas (o seu cálculo); os juros de mora e compensatórios. O total a pagar ou a recuperar.

f.         Diferentes medidas e alternativas para a optimização do cálculo (a estudar no desenvolvimento do apuramento).

 

4.        EXERCÍCIO PRÁTICO (caso real): Trata-se de um exercício a realizar preferencialmente em grupos. Com um balancete, uma demonstração dos resultados e informação complementar de uma empresa real, os grupos de trabalho deverão preencher o modelo 22, procedendo ao cálculo do imposto. Serão discutidos os trabalhos e comparados com o imposto de facto pago.

 

FORMADOR: Jorge Scharfhausen. Sócio do Inedem e Director Geral de Lax Consultores. Consultor Financeiro Internacional e professor em escolas de negócios em Portugal e Espanha.

Palavras-chave Análise Financeira, Contabilidade E Fiscalidade, Criação De Empresas, curso de gestão, curso fiscalidade, Cursos De Formação, cursos formação profissional, Cursos Profissionais, Finanças, Financeira, Fiscalidade, Formação, formação empresas, formação gestão, Formação Profissional, Gestão De Empresas, Gestão Financeira, Gestão Fiscal, Imposto, Impostos,

Contacto Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto

Email

Imprimir está página

Partilhar

Outros produtos e serviços de Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto

Sistemas Avaliação de Desempenho a Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto  rodapé
01/04/2012

Sistemas Avaliação de Desempenho

     PROGRAMA (14 horas) O QUÊ?    1.       FILOSOFIA DE BASE DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO §   Estrutura e


Líder-Coach a Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto  rodapé
11/04/2011

Líder-Coach

Destinatários Gestores e líderes ou outros profissionais que pretendam desenvolver e integrar competências de coaching no seu âmbito profissional. Objectivos Desenvolver as competências de gestão e liderança. | Compreender como o coaching é útil na liderança. | Aprender a aplicar os modelos de coaching no papel de líder. | Resolver principais desafios da Liderança Transformacional.


Finanças para Advogados a Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto  rodapé
11/04/2011

Finanças para Advogados

Destinatários Sociedades de advogados e juristas em geral. Objectivos Saber entender de forma simples os dados fornecidos pela contabilidade e os relatórios anuais para poder apoiar de forma efectiva os clientes empresariais.


Finanças para a Direção de Empresas a Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto  rodapé
11/04/2011

Finanças para a Direção de Empresas

Objectivos Saber elaborar um plano financeiro de viabilidade, entendendo a informação que inclui um balanço e uma Demonstração dos Resultados. De igual forma são estudados e utilizados os principais medidores para as diferentes áreas de gestão.


Fiscalidade Espanhola-Portuguesa a Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto  rodapé
11/04/2011

Fiscalidade Espanhola-Portuguesa

Dirigido a empresas que operam nos dois países e que pretendam optimizar os seus investimentos e tomada de decisões reduzindo o custo fiscal . OBJECTIVOS ü   Capacidade para preencher os modelos dos diferentes impostos espanhóis; ü   Saber optar pela solução legal mais conveniente para a empresa; ü   Evitar cometer o erro de agir seguindo os critérios fiscais portugueses onde o método a utilizar é diferente do utilizado em Espanha. ü   Garantir uma mais eficaz ge


Contabilidade Espanhola-Portuguesa a Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto  rodapé
11/04/2011

Contabilidade Espanhola-Portuguesa

     PROGRAMA 1.         A CONTABILIDADE PORTUGUESA FACE À CONTABILIDADE ESPANHOLA. 1.1.       Pontos em comum entre a contabilidade espanhola


Finanças para Não Financeiros a Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto  rodapé
11/04/2011

Finanças para Não Financeiros

Curso para quem pretenda obter conhecimentos básicos para a gestão económica e financeira de uma empresa. DESTINATÁRIOS Quadros Directivos; Pequenos e Médios Empresários; Advogados e Engenheiros. OBJECTIVOS         Saber ler e interpretar um Balanço e uma Demonstração de Resultados         Saber utilizar as principais ferramentas da Análise Financeira através da aprendizagem dos principais rácios, permitindo um e


Excel para Controlo Financeiro a Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto  rodapé
11/04/2011

Excel para Controlo Financeiro

Dirigido a gestores da área financeira com necessidade de ferramentas informáticas de elevada eficácia na avaliação da tomada de decisões e de controlo das já assumidas. DESTINATÁRIOS Responsáveis e pessoal de departamentos financeiros e de contabilidade; responsáveis de controlo de gestão; directores gerais de empresas; profissionais que queiram controlar o desenvolvimento e a exploração de uma organização ( é necessário ter conhecimentos de Excel). OBJECTIVOS Ø   Saber criar e


Curso Avançado de Análise Económica-Financeira a Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto  rodapé
11/04/2011

Curso Avançado de Análise Económica-Financeira

Dirigido a responsáveis da área financeira e empresários com necessidade de ferramentas práticas de análise que facilitem a tomada das decisões correctas DESTINATÁRIOS Advogados, engenheiros, arquitectos, responsáveis financeiros e outros profissionais com responsabilidades de gestão. OBJECTIVOS ·          Entender os principais indicadores económico-financeiros ·          Saber elaborar um diagnóstico com


Curso Prático de Contabilidade e Análise de Balanços a Inedem | Centro de Formação Profissional em Lisboa e Porto  rodapé
11/04/2011

Curso Prático de Contabilidade e Análise de Balanços

Curso completo para quem quer ter conhecimentos aprofundados e pretenda executar uma contabilidade e analisar os dados fornecidos pela mesma. DESTINATÁRIOS Pequenos e médios empresários; contabilistas; advogados; licenciados em Gestão e Economia sem prática; escriturários de contabilidade OBJECTIVOS ü Organizar, desenvolver e fechar uma contabilidade; ü Utilizar os instrumentos da análise económico-financeira para melhorar a gestão de uma empresa.