Massagem Anti Stress

Massagem Anti Stress a MassagemPro

De: MassagemPro  06/10/2011
Palavras-chave Massagem

 Quiromassagem: técnica e sensibilidade

O criador desta técnica foi o Dr. Vicente Lino Ferrándiz Garcia (1893-1981), médico naturista que, baseando-se em conhecimentos de técnicas alemãs, suíças e outras ocidentais, formou a sua própria técnica e, para a diferenciar das outras, colocou o nome de quiro (mão), ou seja, a massagem com a mão sem aparelhos.

O termo "kiro" é uma terminação grega que significa mão e massagem significa terapia do amassamento. A quiromassagem baseia-se no contacto de duas pessoas, a nível físico e também psíquico ou energético, com fins terapêuticos ou equilibradores.

Esta massagem pode ser aplicada em três campos fundamentais: estética, desporto e terapia:
Relaxamento do corpo
Dissolve contracturas musculares
Alívio da mente e revitalização
Estimula o sistema circulatório
Diminui depósitos de gordura acelerando o seu metabolismo

Quiromassagem - O império das mãos

Uma técnica de massagem muito aperfeiçoada que pode ajudá-lo a melhorar a sua linha e a controlar o stress, entre outras coisas, além de contribuir para a sua saúde e bem-estar geral. É também uma boa opção para a sua formação, já que a quiromassagem é considerada como uma das profissões com mais futuro.

Na década de quarenta, o Dr. Vicente Lino Ferrándiz Garcia estudou, na Suiça, uma inovadora técnica de massagem e introduziu-a em Espanha. Esta técnica foi denominada “quiromassagem”, do grego keiros,que significa “mão”, devido ao facto de as manipulações, numerosas e aperfeiçoadas, não serem realizadas exercendo força com o corpo do massagista, mas sim concentrando-se tudo nas suas mãos. Hoje em dia, os benefícios desta técnica são especialmente valorizados e necessários numa altura em que o stress, o sedentarismo e os desequilíbrios psico-físicos afectam grande parte da população.

A percepção única da mão
A quiromassagem não é nem mais nem menos que uma massagem manual na qual a mão adquire um grau muito elevado de destreza, convertendo-se num elemento insubstituível. Só a mão humana é capaz de perceber exactamente a pressão que exerce, adaptá-la à superfície que está a tratar, e modificá-la em função da percepção obtida. “Neste sentido” – afirma David Vilches, chefe de estudos na escola de quiromassagem MDF de Barcelona, dirigida pelos filhos de Vicente Lino Ferrándiz – “nenhuma máquina ou aparelho supera a mão. Nos últimos anos, têm aparecido uma série de aparelhos que podem servir como coadjuvantes à massagem. Dizemos coadjuvantes porque têm aplicações muito concretas, limitadas a algum tipo de massagem, e não podem, por si só, constituir a base de uma massagem bem realizada”.

A quiromassagem não deve ser considerada uma medicina alternativa, nem uma moda oriental, como poderia pensar-se devido à proliferação destas tendências nos últimos anos, mas sim uma técnica com indicações precisas e uma larga história que garante não se tratar apenas de mais uma moda. A quiromassagem, excepto quando há contra-indicações especificas, não é incompatível com nenhum tratamento da medicina moderna, sendo uma prática higiénica que favorece a boa forma física e o bem-estar individual.

Hoje em dia, estudos realizados recentemente nos Estados Unidos situam o exercício da quiromassagem como uma das profissões com mais futuro. Isto deve-se ao facto de esta técnica apresentar soluções para factores de índole diversa, característicos da sociedade actual, como por exemplo: o desejo de nos mantermos em forma, o crescente interesse na prática do desporto, o envelhecimento da população, a obesidade e a celulite devidas ao sedentarismo, às insónias e ao stress.

Sempre em forma
O desejo de nos mantermos em forma opõe-se, habitualmente, à falta de tempo para fazer exercício. A massagem não substitui o exercício, mas é um complemento ideal do mesmo. Nos casos em que a prática de exercício não é possível, seja por que razão for, a massagem é uma alternativa de grande valor, graças, em parte, à sua capacidade de mobilização de zonas que normalmente permanecem inactivas.

Desportistas
O interesse crescente pela prática de exercício está associado à necessidade de receber uma massagem antes ou depois de o praticar. A massagem desportiva é um complemento ideal para qualquer tipo de desporto. A quiromassagem, no desporto e em qualquer tipo de exercício físico, tem efeitos diversos e importantes: o preparativo para a acção, fazendo com que o músculo pré-aqueça devido à actividade circulatória que a massagem provoca; o relaxante e tónico, quando ao finalizar a acção, ajuda no relaxamento muscular e na recuperação.

Terceira Idade
A quiromassagem aplicada ao campo da geriatria apresenta-se como um tratamento eficaz para as dores reumáticas, assim como para outras doenças características desta faixa etária, cada vez mais numerosa devido à tendência para o envelhecimento da população mundial. A quiromassagem contribui assim para aumentar o bem-estar geral e a qualidade de vida das pessoas mais velhas.

 Obesidade e Celulite
O sedentarismo e as profissões que possibilitam pouca actividade física originam com frequência a obesidade, a celulite, a pele frouxa, etc. Nestes casos, a quiromassagem com fins estéticos tem um objectivo concreto e aplicações diversas, segundo o problema que se trate. Em termos gerais, a quiromassagem melhora a circulação da pele e o tónus muscular, e contribui para a redução do panículo adiposo.

 Stress, insónia, torcicolos...
Pelas suas propriedades relaxantes e estabilizadoras do sistema nervoso, esta técnica de massagem é um excelente tratamento para o stress, assim como para a insónia por ele provocada. Depois de uma sessão de quiromassagem o corpo fica relaxado, sem tensões, e mais predisposto a desfrutar de um sono profundo e reparador. Em casos mais específicos, como o torcicolo ou tensões crónicas em determinadas zonas do corpo, a quiromassagem actua diminuindo a contractura dos tecidos e aliviando as dores.

 Efeitos especiais
Equilibra o sistema nervoso central (tem um efeito sedativo, diminuindo o cansaço físico e mental).
Reduz o stress e a tensão nervosa.
Estimula e reforça os músculos.
Melhora a circulação sanguínea e a libertação das células mortas e produtos excretados.
Favorece a oxigenação dos tecidos.
Melhora a qualidade do sono.
Pode aliviar lombalgias, ciáticas, dores reumáticas, etc, assim como os torcicolos e a tensão crónica do pescoço e dos ombros.

 

Palavras-chave Massagem

Outros produtos e serviços de MassagemPro

Cursos de Massagem a MassagemPro rodapé
06/10/2011

Cursos de Massagem

»»Conteúdos Prográmáticos dos Cursos de Massagem: A- FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO CORPO HUMANO 1.1. Terminologias anatómicas e fisiológicas de base; 1.2. Análise das estruturas de apoio ao aparelho locomotor; 1.3. Análise anatómica segmentar específica; 1.4. Sistemas primários e secundários implicados na aplicação da massagem B- CIENTIFICO-TECNOLÓGICO B.1- MASSAGEM - FUNDAMENTOS E TÉCNICAS 1.1. História e enquadramento da massagem; 1.2. Fundamentos da ética profissional e documentos de apoio