Minha Gráfica e a Crise Económica

Minha Gráfica e a Crise Económica a Tipografia da Associação dos Deficientes das Forças Armadas

De: Tipografia da Associação dos Deficientes das Forças Armadas  11/01/2008
Palavras-chave Publicidade , Revistas, Livros

Isso certamente irá ter um impacto na demanda interna, fazendo com que o nosso Banco Central não tenha que subir os juros, da forma como se imaginava. Senhores empresários gráficos. Caso tenham tomado decisões de investimento, lembrem-se de que estes são de longo prazo e que não se cancelam decisões de longo prazo, pensando no curto prazo. Assim também pensa o Dr. Paulo Godoy, presidente da Abdib. Fiquei pensando o que fazer num caso destes, quando ao ir ao banco, me entregaram um papel na porta, que realmente “resolveu” o problema de vez. Dizia no papel: - Tarologa Vidente Sençetiva, a única que fais Brindagem de corpos espirituais fala para você sem você falar nada, o que você tem que fazer para resolver seus problemas de amor, do trabalho e problemas de dinheiro na sua empresa... Continuando com um monte de “conselhos”. Neste momento de dificuldades, teremos que abrir bem nossos olhos e nossas mentes, ficando atentos aos noticiários económico-financeiros, porém não nos deixando atingir por “alarmismos” utilizados pelas mídias diárias, para vender os seus produtos (Jornais e revistas). Precisamos seguir alguns itens que descrevemos abaixo:  Repensar a nossa empresa em termos de objectivos, fixando os nossos esforços no objectivo principal traçado.  Traçar um plano de trabalho e se possível um Plano de Negócios.  Pedir ajuda sempre que necessitar, sem ficar constrangido em faze-lo e em caso de contratar um consultor, não ver isso como uma despesa e sim como investimento para não sucumbir.  Coloque em prática tudo o que definiu nos dois primeiros itens, sem perder tempo com interrupções desnecessárias sobre assuntos que você pode delegar a terceiros.  Fazer uma revisão de seus custos, da produtividade de seus equipamentos, da correcta confecção de seus pré-cálculos. Verificar as perdas de produção que você geralmente não enxerga, como desperdício de material tanto em acertos como em deficiências de máquina ou operadores. Verificar as suas horas improdutivas.  Dê mais atenção à sua equipe de vendas, dando a ela um treinamento correcto e um direccionamento dentro dos objectivos por você traçados. Meça o retorno de cada venda e de cada visita feita pelos seus representantes. Verifique através de técnicas apropriadas o desempenho de suas vendas no tocante à Contribuição Marginal por cliente, por vendedor e por pedido.  Analise os recursos que você vai necessitar para fazer tudo isso que foi proposto acima. Se não der para fazer tudo de uma só vez, vá aos poucos, priorizando esta ou aquela área, para a qual você certamente tem uma visão. Caso não consiga distinguir as áreas prioritárias, solicite ajuda.  Não deixe de fazer, se possível, uma análise SWOT em sua gráfica. SWOT é uma sigla que indica a primeira letra das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças) e é uma definição das fraquezas e forças de uma empresa, bem como as oportunidades e ameaças inseridas em seu ambiente. O monitoramento de todas estas regrinhas é muito importante, pois se não acompanhar e monitorar os resultados de cada item, certamente estará jogando tempo, trabalho e dinheiro pela janela. Por outro lado, se nada disso for feito, você pode se preparar para entrar em outro ramo de negócios, como por exemplo, a venda de pamonhas, de sorvetes ou mesmo armar uma barraca de frutas e legumes. Por mais que você seja uma pessoa organizada, o mundo dos negócios não é um mundo previsível. A cada dia temos mudanças e temos que reagir prontamente a elas. Pense, no entanto sempre no seu objectivo traçado e em seu plano de negócios, tentando segui-lo fielmente, adequando certas particularidades e fazendo os ajustes ao momento económico-financeiro também de sua empresa. Fundamental é que você coloque as acções em prática já, com um trabalho muito consistente, não deixando as coisas para mais tarde. Gostaríamos de terminar este nosso artigo, com uma frase de Roberto Shinyashiki que ficou impregnada em minha cabeça. Diz ele em um de seus artigos: - Quem planta “Objetivos” colhe “Resultados”. Empresários Gráficos bem sucedidos, certamente têm seus objectivos bem definidos. Desejamos a você bom trabalho, tendo certeza de que você sairá vencedor desta situação crítica pela qual passamos. * Thomaz Caspary é Engenheiro de Mídia Impressa, consultor de empresas e diretor da Printconsult Ltda. (11) 3167-6939.

Palavras-chave Artes Graficas, Brochuras, Cartazes, Flyers, Folhetos, Grafica, Livros, Offset, Publicidade , Revistas, Tipografia

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