Shiatsu

Shiatsu a Paolla Moraes

De: Paolla Moraes  11/02/2009
Palavras-chave Saúde , Estética, Massagem

   Saúde não é apenas a ausência de doença, mas o total bem-estar físico, mental e emocional, os orientais definem saúde como: união harmoniosa entre corpo, mente e espírito.O Shiatsu é uma técnica de massagem curativa de origem japonesa, com raízes na medicina tradicional chinesa, que combina “fisioterapia e psicologia”. Parte do princípio de que o bem-estar físico, mental e emocional dependem da distribuição da energia (o ki) que circula no corpo e é levada aos órgãos vitais por canais específicos (os meridianos). Quando factores externos como stress, má alimentação, má postura, instabilidade emocional ou preocupações alteram o fluxo do ki, surgem desequilíbrios, doenças e dores. A massagem Shiatsu exerce uma pressão controlada ao longo dos meridianos, e em pontos específicos, para desbloquear e estimular o ki. O terapeuta utiliza os dedos e, por vezes, as mãos, os braços e o peso do seu próprio corpo.
  Indicações:   Dores de cabeça/enxaquecas Dores de costa/coluna/pescoço/ombros Dificuldades emocionais (depressão, fobias, raiva, baixa auto-estima…) Desequilíbrios sexuais (desinteresse sexual, impotência, ejaculação precoce) Stress/Tensão/Ansiedade Cansaço/Fraqueza Insónias Distúrbios intestinais Perturbações menstruais Problemas respiratórios (asma, bronquite…) Problemas reprodutivos Sinusite Constipações e tosse Tensão muscular Artrite Lesões desportivas Entre outros. O Shiatsu funciona como catalisador no processo de cura, sendo que a cura não é uma experiência imediata, mas sim um percurso contínuo. São muitos os benefícios desta terapia holística, destacando-se uma maior flexibilidade da pele e dos músculos, melhorias ao nível dos sistemas circulatório, digestivo, ósseo, endócrino e nervoso. O objectivo é criar um equilíbrio físico, mental e espiritual; e dotar a pessoa de um maior conhecimento e capacidade de leitura do seu próprio corpo, alertando-a para a importância de um estilo de vida harmonioso e saudável. O ideal para manter a saúde e retardar o envelhecimento é submeter-se a uma sessão de Shiatsu, feita por um profissional competente uma vez por semana.

Palavras-chave Auriculoterapia, Celulite, Emagrecimento, Estética, Gordura Localizada, Massagem, Saúde , Shiatsu, Terapia