Monta Cargas

Monta Cargas a ACL - INCOMEF

De: ACL - INCOMEF  08/04/2010
Palavras-chave Monta Cargas



É um monta-cargas destinado exclusivamente ao transporte de cargas. Todos os comandos de accionamento do Monta Cargas (escolha de pisos) estão localizados no exterior do equipamento, obrigando o utilizador a actuá-lo só pelo exterior da plataforma.

O accionamento dos nossos Monta Cargas é óleo-hidráulico por intermédio de um grupo hidráulico que alimenta um cilindro hidráulico de simples efeito, interligado a um sistema de transmissão e sustentação de cabos que estão fixados à carruagem / plataforma ou cabine. Este sistema permite obter um curso total do elevador com a utilização de cilindros actuadores com metade do curso. A plataforma é guiada verticalmente por uma coluna.

O grupo hidráulico é constituído por uma bomba hidráulica de fuso de baixo ruído acoplado a um motor eléctrico submerso no reservatório, de modo a se obter um nível de ruído mínimo.

O curso do Monta Cargas é limitado electricamente por micro-switchs (micro-interruptores) e por segurança possui também uns limitadores mecânicos. O posicionamento do Monta Cargas nos vários pisos é gerido por uma carta electrónica ou autómato programável que realiza a contagem dos pisos.

Sempre que se liga o quadro eléctrico, para activar o equipamento é necessário efectuar o RESET, dando ordem de descida para o piso 0. Só depois ficará disponível para ser utilizado.

O nosso Monta Cargas  possui dois sistemas de segurança – tipo pára-quedas – um mecânico e outro hidráulico. O primeiro é através de um cabo de aço que acompanha a deslocação da carruagem e anda solidário com um regulador centrifugo de velocidade. A velocidade de serviço é de 9 m/min. Acima deste valor o regulador bloqueia, obrigando a tensionar o cabo e actuar os freios da carruagem. O segundo é uma válvula anti-rotura que está instalada à saída do cilindro hidráulico, de forma a que havendo uma aceleração brusca originado uma velocidade de descida acima dos 9 m/min, obrigue a válvula a fechar e reter hidraulicamente a descida. Ficando a carruagem imobilizada.

Da parte hidráulica, o circuito possui uma válvula de segurança que limita a pressão máxima 10% acima da pressão de arranque. Tem também instalado um pressostáto regulado para limitar a carga a transportar, podendo obter-se uma interrupção mais rápida do accionamento devido à sobre-carga, obrigando o ascensor a parar.

Em cada botoneira de piso, existe um botão de emergência para interromper de imediato o accionamento do monta cargas em qualquer caso que o justifique.

Estes equipamentos são concebidos para cargas entre 250 e os 15000kg, sendo a elevação máxima praticamente ilimitada.

Palavras-chave Monta Cargas