Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores-Laboral/Pós-laboral/Fim-de-semana

De: CERTFORM - ESCOLA DE FORMAÇÃO PRÁTICA  07/19/2011
Palavras-chave Formação, Desenvolvimento Pessoal

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores



Conteúdo Programático
Módulo 0 - Apresentação e Acolhimento
0.1. Apresentação da entidade formadora;
0.2. Apresentação da equipa pedagógica: Coordenação e Formadores;
0.3. Apresentação do conteúdo programático e da metodologia do curso;
0.4. Condições de participação.

Módulo I- Apresentação de uma sessão de formação
II.1. Introdução à autoscopia inicial;
II.2. Autoscopia inicial;
II.3. Avaliação e discussão em grupo dos trabalhos apresentados.

Módulo I I- O Formador e o contexto em que se desenvolve a Formação
I.1. Sistemas e subsistemas de formação;
I.2. Modalidades de formação;
I.3. Identificação das competências do formador em função;
I.4. Legislação nacional e comunitária que regulamenta a formação profissional.

Módulo III - Teorias, Factores e Processos de Aprendizagem
III.1. Conceito e factores que influenciam o processo de aprendizagem;
III.2. Os processos de aprendizagem e o trabalho pedagógico com adultos;
III.3. Psicologia da aprendizagem e motivação;
III.4. Condições e factores de aprendizagem.

Módulo IV - Métodos e Técnicas Pedagógicos
IV.1. Conceito de métodos de ensino;
IV.2. Eficácia dos métodos e técnicas pedagógicas no âmbito da pedagogia de adultos;
IV.3. Distinção método/ técnica pedagógica;
IV.4. Classificação dos métodos;
IV.5. Análise crítica aos diferentes métodos;
IV.6. Técnicas pedagógicas na formação.

Módulo V - Relação pedagógica, animação de grupos em formação e gestão de percursos diferenciados de aprendizagem
V.1. O processo de aprendizagem e a pedagogia de adultos;
V.2. O grupo de formação. A dinâmica de grupo. A relação formador/grupo;
V.3. A comunicação pedagógica;
V.4. Conflitos;
V.5. A motivação;
V.6. A liderança.

Módulo VI - Definição e estruturação de objectivos de formação
VI.1. A definição de objectivos;
VI.2. As funções dos objectivos pedagógicos;
VI.3. Objectivos de formação e domínios em que podem ser formulados;
VI.4. Práticas e técnicas de operacionalização e hierarquização dos objectivos de formação
; VI.5. Simulação de situações de forma a definir objectivos pedagógicos.

Módulo VII - Recursos didácticos na formação e as novas tecnologias de informação e comunicação
VII.1. Recursos didácticos;
VII.2. O recurso aos meios audiovisuais na pedagogia;
VII.3. Adequação dos meios pedagógico-didácticos em função da estratégia pedagógica adoptada.

Módulo VIII - A avaliação da aprendizagem
VIII.1. Conceitos de avaliação. Objectividade e subjectividade. Avaliação das práticas pedagógicas;
VIII.2. Objectivos e finalidade da avaliação dos formandos;
VIII.3. Tipos de avaliação;
VIII.4. Técnicas e instrumentos de avaliação;
VIII.5. Selecção e construção de instrumentos de avaliação.

Módulo IX - A avaliação da formação
IX.1. Critérios e instrumentos de avaliação da eficácia da formação: perspectiva sistémica e evolutiva;
IX.2. Medidas de regulação com vista à melhoria do processo formativo.

Módulo X - Planificação da formação
X.1. A estrutura de formação;
X.2. Estratégias de formação;
X.3. O plano de sessão.

Módulo XI - Apresentação de uma sessão de formação
XI.1. Apresentação de uma sessão de formação;
XI.2. Auto-regulação com análise comparativa (autoscopia inicial e autoscopia final); Definição do potencial pedagógico de saída.

Módulo XII - Avaliação final
XII.1. Avaliação individual dos formandos e dos formadores;
XII.2. Discussão em grupo dos resultados individuais e colectivos do curso de formação;
XII.3. Encerramento do curso.

Métodos Pedagógicos
Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo, interrogativo e activo) suportados por técnicas e jogos pedagógicos seleccionadas de modo a ir ao encontro das características do público-alvo.
• Exposição e discussão de temas;
• Casos práticos adequados a cada tema;
• Role-playing;
• Autoscopias com filmagem em vídeo e análise crítica das intervenções dos formandos;
• Dinâmicas de grupo adequadas à exploração dos temas;
• Exploração de sistemas multimédia com finalidades pedagógicas;
• Visionamento e discussão de filmes e clips.

Palavras-chave Desenvolvimento Pessoal, Formação

Contacto CERTFORM - ESCOLA DE FORMAÇÃO PRÁTICA

Email

Imprimir está página

Partilhar

Outros texemplos de melhores trabalho CERTFORM - ESCOLA DE FORMAÇÃO PRÁTICA

04/05/2012

Cursos e Programas por Áreas de Formação

Acreditações e Certificações da CERTFORM: DGERT - Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho OTOC - Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional


07/19/2011

Curso Prático de Agente de Geriatria/Gerontologia-Porto

O curso prático de agente em geriatria / gerontologia tem por objectivo dar resposta à crescente solicitação de profissionais capacitados para intervir no apoio das pessoas mais velhas e/ou dependentes, quer em lares residenciais, quer em centros de dia, bem como no apoio domiciliário. O agente de Geriatria / Gerontologia é o/a profissional que no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, garante os cuidados a pessoas mais velhas e/ou dependentes, permitindo o equilí


07/19/2011

Curso Prático de Primeiros Socorros-Porto

Objectivos • Transmitir noções básicas de primeiros socorros e conhecimento de suporte básico de vida. • Compreender como é organizado e coordenado o Sistema Integrado de Emergência Médica. • Conhecer os dados a comunicar por via telefónica ao Centro de Orientação e Distribuição de Situações Urgentes. • Ser capaz de responder eficazmente a uma situação emergente de paragem cardio - respiratória, através da utilização de técnicas de permeabilização das vias aéreas e de reanimação car


07/19/2011

Curso de Coaching para o Alto Desempenho - Avançado-Porto

OBJECTIVOS GERAIS ·  Desenvolver o processo de auto-conhecimento e de transformação pessoal; ·  Aprofundar a escuta activa e a comunicação eficaz; ·  Elevar o nível de auto-reflexão  positiva e auto-responsabilização; ·  Potenciar o relacionamento interpessoal; ·  Promover a liderança pessoal e a liderança de equipas; ·  Dominar o processo de coaching; ·  Conhecer modelos de coaching e aplicar técni


07/19/2011

Curso Prático de Programação Neurolinguística-Porto

Objectivos No final deste curso o formando estará capacitado para identificar e projectar elevados níveis de desempenho pessoal e profissional, aplicando as mais surpreendentes técnicas de PNL- Programação Neuro-linguística e sistemas de modelização da Excelência Humana. • Conhecer e aplicar as principais técnicas de programação neurolinguística; • Optimizar a definição real de metas e promover o seu alcance através da utilização de recursos pessoais; • Melhorar o processo de comun


07/19/2011

Curso Prático de Falar em Público, Fazer Apresentações e Comunicar com Impacto-Porto e Lisboa

Objectivos Pretende-se com este curso: • Dotar os participantes com instrumentos e técnicas que permitam o planeamento e a execução de apresentações eficazes; • Capacitar os participantes para apresentações de projectos e conferências; • Desenvolver competências intrapessoais e interpessoais; • Desenvolver competências de comunicação verbal e não-verbal.


07/19/2011

Curso de Inteligência Emocional, Motivação e Criatividade-Porto

A Inteligência Emocional é o factor fundamental para a harmonia do ser humano. Para uma vida mais equilibrada e saudável é necessário também cultivar uma série de hábitos, como: curiosidade, visão de futuro, persistência, flexibilidade, imaginação, ludicidade e visão sistémica. Este curso propõe também um Programa prático para o participante conseguir tornar-se mais criativo .


07/19/2011

Curso de Coaching, Liderança, Motivação e Gestão de Equipas - Porto

Objectivos No final deste curso o formando estará capacitado para aplicar o coaching como um processo indispensável à superação pessoal e profissional, levando-o a obter o máximo de rendimento no seu trabalho e maior capacidade de Liderança junto de equipas de trabalho.


07/19/2011

Curso de Direito do Trabalho e Práticas Administrativas dos Recursos Humanos-Porto e Lisboa

  Objectivos • Proporcionar aos formandos os conhecimentos relevantes das Leis do Trabalho; Praticar o cálculo das remunerações aplicando as regras da retenção na fonte e a incidência da Segurança Social • Executar o processamento de salários com utilização de Software para Gestão do Pessoal


07/19/2011

Curso de Recrutamento e Selecção de Pessoal-Porto

Objectivos Pretende-se com este curso: • Promover a capacidade de desenvolver um processo de recrutamento e selecção eficaz. • Distinguir os vários tipos de métodos de selecção e promover os mais os adequados a cada situação; • Seleccionar o candidato com as técnicas adequadas e avaliá-lo em comparação com um mapa de competências e um perfil pré-definido; • Promover atitudes eficazes na condução dos métodos de selecção.


07/19/2011

Curso de Acompanhamento Ambiental de Obras-Porto

Objectivos - No final da formação os formandos serão capazes de integrar equipas de acompanhamento ambiental de obras e debater os assuntos de natureza ambiental ligados à área da construção, relacionando-os com a legislação ambiental em vigor.