Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade - de acordo com o SNC-Porto e Lisboa

De: CERTFORM - ESCOLA DE FORMAÇÃO PRÁTICA  07/19/2011
Palavras-chave Contabilidade , Informática , Formação

 

Atribuição de 72 créditos.


Conteúdo Programático
1 -Processamento de Salários, Segurança Social e IRS na perspectiva da Empresa. Utilização da Aplicação de Salários - Software de Gestão Sage.

2- IRS e Modelo 3 - Preenchimento do modelo 3 e anexos. Cálculo do imposto a pagar ou a recuperar pelo agregado familiar.

3 - Prática Contabilística: Executar a contabilidade da abertura ao fecho das contas c/ recurso ao sistema informático (Software de Gestão Sage) - Este módulo é desenvolvido de acordo com o novo SNC.;

4 - IVA – Apuramento contabilístico e cumprimento das obrigações fiscais declarativas. Preenchimento de declarações de IVA e anexos;

5 - IRC – Do Resultado Contabilístico ao Resultado Fiscal. Regime Simplificado e Regime Geral. Estudo detalhado da Declaração Modelo 22. Elaboração dos documentos a constar do Dossier Fiscal da Empresa. IES – Informação Empresarial Simplificada – Análise dos Anexos que o constituem.

6. Utilização de Software de Apoio à Gestão: Aplicação de Salários e Contabilidade - Software de Gestão Sage.

Contempla as alterações no IRC decorrentes da entrada em vigor do novo Sistema de Normalização Contabilística

O que vai aprender neste curso
O curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade (com informática aplicada) aborda de uma forma muito prática todo o trabalho contabilístico e fiscal de uma empresa.

Neste curso vai aprender de uma forma prática as seguintes matérias:

1 - Processamento de Salários. Cálculo de Remunerações. Regimes e Taxas de Segurança Social. IRS na perspectiva da Empresa: Apreenderá os aspectos relacionados com as retenções na fonte em sede de IRS nas empresas nas diversas categorias de rendimentos previstas no CIRS. Utilização de Software de Gestão Sage - Salários.

2- IRS. Casos Práticos de preenchimento do Modelo 3 e Anexos. Cálculo do IRS a pagar ou receber pelo agregado familiar. Benefícios Fiscais em IRS.

3 - Prática Contabilística - Numa empresa simulada aprenderá a fazer a contabilidade desde a abertura ao fecho. São utilizados documentos reais, classificados de acordo com o plano de contas do SNC e introduzidos no computador. Aprenderá a encerrar a escrita na informática e abrir o novo exercício. Utilização do Software de Gestão Sage - Contabilidade.

4 - IVA - Neste módulo vai aprender quais as obrigações fiscais declarativas dos contribuintes em termos de IVA. Sujeitos Passivos. Transmissão de Bens. Prestação de Serviços. Importações. Aquisições Intracomunitárias de bens. Valor Tributável. Exportações. Transmissões Intracomunitárias de Bens. Isenções. Sujeitos Passivos Mistos. Deduções e excepções do direito à dedução. Casos Práticos de aplicação: São feitos vários casos práticos de preenchimento de declarações do IVA e anexos.

5 - IRC - Aprenderá a fazer a passagem do Resultado Contabilístico ao resultado fiscal. São feitos casos práticos de preenchimento do modelo 22, da declaração anual e a elaboração do dossier fiscal. É feita uma abordagem prática ao IES – Informação Empresarial Simplificada. É analisado o Estatuto dos Benefícios Fiscais no sentido de conhecer os meios legais ao dispor das empresas no âmbito da economia fiscal.

No módulo de IRC aprenderá a fazer a passagem do Resultado Contabilístico ao Resultado Fiscal de uma Empresa com base no seguinte conteúdo:

5.1 Regimes de determinação do Lucro Tributável

5.2 Regime Simplificado de determinação do lucro tributável. Caso Prático.

5.3 Regime Geral de determinação do lucro tributável. A determinação da matéria colectável. Do "Resultado Fiscal" ao "Resultado Contabilístico". Análise de ajustamentos fiscais a acrescer e a deduzir. Casos Práticos.

5.4 Benefícios Fiscais em IRC. Casos Práticos.

5.5 Cálculo dos Pagamentos por conta e do pagamento especial por conta (PEC).

5.6 Documentos que devem constar do Dossier Fiscal do Sujeito Passivo.

5.7 IES - Informação Empresarial Simplificada - Análise dos anexos mais comuns.

Em resumo a frequência deste curso fornece aos formandos os instrumentos práticos para enfrentar com maior sucesso o mercado de trabalho. Neste curso é aprendida a prática que falta nos cursos do ensino tradicional.

Declarações Fiscais analisadas e preenchidas ao longo do curso: modelo mensal de retenções na fonte,Modelo 10, Modelo 3 e anexos, Declaração Periódica do IVA e Anexos, Declaração Modelo 22 e anexos (Anexo A e Anexo B), IES - Informação Empresarial Simplificada e os anexos mais comuns.
Outros Modelos analisados e preenchidos: Mapas de Ajudas de Custo, Boletins Itinerários, Folhas de Remunerações da Segurança Social, Quadros de Pessoal.

Métodos Pedagógicos
Aprender fazendo (Learning by Doing), com recurso a simulação de situações reais do trabalho contabilístico e fiscal dos sujeitos passivos de IRS e IRC. Breves exposições teóricas dos assuntos com apoio de meios visuais. Resolução de casos práticos. Em empresas simuladas os formandos realizam trabalho efectivo em situações reais utilizando aplicações informáticas de apoio à gestão - Sage.

Formador
Dr. Miguel Fragoso, Pós - Graduado em Auditoria. Licenciado em Gestão de Empresas. Bacharel em Contabilidade e Administração. Sócio e Director - Geral da CERTFORM , acumulando também funções de Coordenador de Formação e Coordenador de Eventos. Em 14 anos de actividade profissional, obteve uma vasta experiência como TOC (membro n.º 29283), Consultor de Empresas e Formador (possui um experiência formativa de 15 000 horas na área das Ciências Empresariais). Participa regularmente como orador em seminários organizados em Universidades, Associações Empresariais e Eventos de Formação / Educação. Toda a sua actividade é sustentada pela frequência de formação especializada e orientada para melhorar o seu desempenho profissional. Tem participado em cursos de formação avançada nas áreas de Coaching, PNL, Management, Corporate Governance, Marketing , Normas Internacionais de Contabilidade e Gestão da Formação

Destinatários
Licenciados, Bacharéis e estudantes das áreas de Gestão, Contabilidade e Economia. Profissionais de contabilidade e fiscalidade com necessidade de actualização permanente. Candidatos a emprego na área contabilística e fiscal das empresas com necessidade de formação prática capaz de ajudar a enfrentar os desafios profissionais.

Palavras-chave Contabilidade , Fiscalidade, Formação, Informática , Sistema De Normalização Contabilística, SNC

Contacto CERTFORM - ESCOLA DE FORMAÇÃO PRÁTICA

Email

Imprimir está página

Partilhar

Outras notícias e actualizações de CERTFORM - ESCOLA DE FORMAÇÃO PRÁTICA

04/05/2012

Cursos Reconhecidos pela OTOC - Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas

Acreditações e Certificações da CERTFORM: DGERT - Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho OTOC - Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional


07/27/2011

Curso de Auditorias Ambientais (ISO 14001:2004 e ISO 19011:2002)

Curso de Auditorias Ambientais (ISO 14001:2004 e ISO 19011:2002) Objectivos gerais No final da formação os formandos serão capazes de


07/27/2011

Curso Prático de Agente de Geriatria / Gerontologia

Curso Prático de Agente de Geriatria / Gerontologia O curso prático de agente em geriatria / gerontologia tem por objectivo


07/27/2011

Curso de Formação em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Curso de Formação para o desempenho de funções de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho por Empregadores e Trabalhadores Designados


07/19/2011

Curso Prático de Técnico de Aeroporto-Porto

Este curso faz uma abordagem detalhada e prática das actividades desenvolvidas num aeroporto, enquanto funcionários de uma companhia aérea ou de prestação de serviços na área da aviação. O curso é ministrado por uma equipa de formadores com experiência muito relevante na área de aviação. Os formandos que frequentarem o Curso Prático de Técnico de Aeroporto ficam especialmente bem preparados para a inserção profissional em Companhias Aéreas, empresas de h


07/19/2011

Curso Prático de Inglês nas Relações Empresariais-Porto

Objectivos • Aplicação de técnicas de escrita no contexto do Inglês Empresarial; • Aplicação do Inglês oral em situação profissional; • Utilização de estratégias de negociação em contexto profissional; • Desenvolvimento da capacidade de análise dos diferentes contextos profissionais de aplicação da língua Inglesa;


07/19/2011

Curso Prático de Banca e Mercados Financeiros-Porto

Objectivos • Proporcionar aos formandos a identificação e o conhecimento de produtos bancários ao seu dispor possibilitando uma escolha mais acertada para o seu caso. • Desmistificar relação Banco / Cliente nem sempre bem compreendida, permitindo dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam uma melhor negociação com as Instituições Financeiras • Dar uma panorâmica sobre o funcionamento dos mercados bolsistas, bem como alguns conhecimentos neles aplicados. Este é um Curso din


07/19/2011

Curso de Especialização em Consultores Fiscais-Porto

• Introdução ao Sistema Fiscal Português • Prática Fiscal – Impostos sobre o Rendimento – IRS • Prática Fiscal – Impostos sobre o Rendimento – IRC • Benefícios Fiscais em vigor • Prática Fiscal – IVA e RITI • IES – Informação Empresarial Simplificada • Garantias dos Contribuintes e Infracções Fiscais


07/19/2011

Curso Prático de Expediente Geral de Escritório e Práticas de Contabilidade-Porto

Objectivos • Preparação prática e intensiva de profissionais para a realização de funções administrativas e de expediente geral de escritório; • Utilização de diverso software de apoio à área administrativa das empresas.


07/19/2011

Curso Prático de Excel 2007 para Financeiros, Gestores e Contabilistas - Porto

Objectivos • Descobrir as potencialidades do Excel 2007 como ferramenta de apoio essencial nas tarefas de gestão financeira e contabilística das empresas; • Potenciar, melhorar e optimizar a informação de gestão; • Explorar o fundamental do Excel 2007 na análise de dados e variáveis com influência na economia da empresa;


07/19/2011

Curso Prático de Controlo de Gestão, Contabilidade de Custos e Orçamental -Porto e Lisboa

Objectivos • Preparação prática e intensiva de profissionais para a realização da função de Controller; • Dotar os formandos dos instrumentos práticos necessários as 4 áreas do controlo de gestão – contabilidade de custos, informação de gestão, monitorização e orçamentação. • Relevar a importância do controlo de gestão como ferramenta de criação de valor; • Construir software próprio, recorrendo a folhas de cálculo e bases de dados, tendo por base os casos práticos desenvolvidos ao


07/19/2011

Curso Prático de Análise Económica e Financeira c/ Informática Aplicada-Porto

Objectivos • Preparação prática e intensiva de profissionais para a realização de funções na área administrativo-financeira; • Dotar os formandos dos instrumentos práticos necessários para a análise financeira, incluindo a utilização de meios informáticos; utilização de meios informáticos. • Construir software próprio, recorrendo a folhas de cálculo e bases de dados, tendo por base os casos práticos desenvolvidos ao longo do curso;


07/19/2011

Curso de Especialização em Contabilidade e Fiscalidade - Avançado - SNC-Porto

Objectivos - Preparação dos Profissionais de Contabilidade para a entrada em vigor do novo Sistema de Normalização Contabilística com a adopção das Normas Internacionais de Contabilidade. Preparação prática com vista ao preenchimento da declaração Modelo 22 de acordo com as alterações ao Código do IRC pela introdução do SNC.