Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores - Pos-laboral-Porto

De: CERTFORM-Escola de Formação Prática  01/03/2011
Palavras-chave Pedagogia

Para obter informações detalhadas aceda a www.certform.pt

Objectivos
• Situar o papel de formador no contexto específico em que se desenvolve a formação;
• Definir o perfil de competências desejável;
• Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação;
• Seleccionar e aplicar os métodos, técnicas e meios pedagógicos mais apropriados aos objectivos definidos para a acção;
• Auto-avaliar o desempenho face ao perfil de competências desejado.


Conteúdo Programático
Módulo 0 - Apresentação e Acolhimento
0.1. Apresentação da entidade formadora;
0.2. Apresentação da equipa pedagógica: Coordenação e Formadores;
0.3. Apresentação do conteúdo programático e da metodologia do curso;
0.4. Condições de participação.

Módulo I- Apresentação de uma sessão de formação
II.1. Introdução à autoscopia inicial;
II.2. Autoscopia inicial;
II.3. Avaliação e discussão em grupo dos trabalhos apresentados.

Módulo I I- O Formador e o contexto em que se desenvolve a Formação
I.1. Sistemas e subsistemas de formação;
I.2. Modalidades de formação;
I.3. Identificação das competências do formador em função;
I.4. Legislação nacional e comunitária que regulamenta a formação profissional.

Módulo III - Teorias, Factores e Processos de Aprendizagem
III.1. Conceito e factores que influenciam o processo de aprendizagem;
III.2. Os processos de aprendizagem e o trabalho pedagógico com adultos;
III.3. Psicologia da aprendizagem e motivação;
III.4. Condições e factores de aprendizagem.

Módulo IV - Métodos e Técnicas Pedagógicos
IV.1. Conceito de métodos de ensino;
IV.2. Eficácia dos métodos e técnicas pedagógicas no âmbito da pedagogia de adultos;
IV.3. Distinção método/ técnica pedagógica;
IV.4. Classificação dos métodos;
IV.5. Análise crítica aos diferentes métodos;
IV.6. Técnicas pedagógicas na formação.

Módulo V - Relação pedagógica, animação de grupos em formação e gestão de percursos diferenciados de aprendizagem
V.1. O processo de aprendizagem e a pedagogia de adultos;
V.2. O grupo de formação. A dinâmica de grupo. A relação formador/grupo;
V.3. A comunicação pedagógica;
V.4. Conflitos;
V.5. A motivação;
V.6. A liderança.

Módulo VI - Definição e estruturação de objectivos de formação
VI.1. A definição de objectivos;
VI.2. As funções dos objectivos pedagógicos;
VI.3. Objectivos de formação e domínios em que podem ser formulados;
VI.4. Práticas e técnicas de operacionalização e hierarquização dos objectivos de formação
; VI.5. Simulação de situações de forma a definir objectivos pedagógicos.

Módulo VII - Recursos didácticos na formação e as novas tecnologias de informação e comunicação
VII.1. Recursos didácticos;
VII.2. O recurso aos meios audiovisuais na pedagogia;
VII.3. Adequação dos meios pedagógico-didácticos em função da estratégia pedagógica adoptada.

Módulo VIII - A avaliação da aprendizagem
VIII.1. Conceitos de avaliação. Objectividade e subjectividade. Avaliação das práticas pedagógicas;
VIII.2. Objectivos e finalidade da avaliação dos formandos;
VIII.3. Tipos de avaliação;
VIII.4. Técnicas e instrumentos de avaliação;
VIII.5. Selecção e construção de instrumentos de avaliação.

Módulo IX - A avaliação da formação
IX.1. Critérios e instrumentos de avaliação da eficácia da formação:perspectiva sistémica e evolutiva;
IX.2. Medidas de regulação com vista à melhoria do processo formativo.

Módulo X - Planificação da formação
X.1. A estrutura de formação;
X.2. Estratégias de formação;
X.3. O plano de sessão.

Módulo XI - Apresentação de uma sessão de formação
XI.1. Apresentação de uma sessão de formação;
XI.2. Auto-regulação com análise comparativa (autoscopia inicial e autoscopia final); Definição do potencial pedagógico de saída.

Módulo XII - Avaliação final
XII.1. Avaliação individual dos formandos e dos formadores;
XII.2. Discussão em grupo dos resultados individuais e colectivos do curso de formação;
XII.3. Encerramento do curso.


Métodos Pedagógicos

Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo, interrogativo e activo) suportados por técnicas e jogos pedagógicos seleccionadas de modo a ir ao encontro das características do público-alvo.
• Exposição e discussão de temas;
• Casos práticos adequados a cada tema;
• Role-playing;
• Autoscopias com filmagem em vídeo e análise crítica das intervenções dos formandos;
• Dinâmicas de grupo adequadas à exploração dos temas;
• Exploração de sistemas multimédia com finalidades pedagógicas;
• Visionamento e discussão de filmes e clips.


Equipa Pedagógica
Coordenador

Dr. Miguel Fragoso, Pós - Graduado em Auditoria. Licenciado em Gestão de Empresas. Bacharel em Contabilidade e Administração. Sócio e Director - Geral da CERTFORM , acumulando também funções de Coordenador de Formação e Coordenador de Eventos. Em 14 anos de actividade profissional, obteve uma vasta experiência como TOC (membro n.º 29283), Consultor de Empresas e Formador (possui um experiência formativa de 15 000 horas na área das Ciências Empresariais). Participa regularmente como orador em seminários organizados em Universidades, Associações Empresariais e Eventos de Formação / Educação. Toda a sua actividade é sustentada pela frequência de formação especializada e orientada para melhorar o seu desempenho profissional. Tem participado em cursos de formação avançada nas áreas de Coaching, PNL, Management, Corporate Governance, Marketing , Normas Internacionais de Contabilidade e Gestão da Formação

Formadores
Dr. António Mesquita Guimarães, Licenciado em em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Políticas Comunitárias, Desenvolvemento Y Cooperación Tranfronteiriza ministrado pela Universidade de Vigo. Advogado com inscrição em vigor na Ordem dos Advogados. Curso de Formação Pedagógica de Formadores ministrado pela CERTFORM. Possui Certificado de Aptidão Profissional de Formador.

Dr. António Rolo, Licenciado em Psicologia pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde. Mestrando em Bioética e Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Psicólogo clínico. Formador nas áreas de Desenvolvimento Pessoal, Formação de Formadores, Ética. Possui Certificado de Aptidão Profissional de Formador.

Doutor Jacinto Jardim, Doutorado pela Universidade de Aveiro em Ciências da Educação. Mestrado e Licenciatura em Ciências da Educação, pela Università Pontificia Salesiana (Roma). Licenciatura em Teologia, pela Universidade Católica (Lisboa). Com experiência de docência universitária (UCP – Porto). Formador nas áreas de Comunicação Interpessoal, Animação, Criatividade, Dinâmicas de Grupo, Simbologia. Autor dos livros "O Método da Animação - Manual para o Formador" (2003) e “Competências Pessoais e Sociais – Guia Prático para a Mudança Positiva”. Possui Certificado de Aptidão Profissional de Formador.

Dr.ª Raquel Gameiro, Licenciada em Educação, Especialização em Recursos Humanos e Gestão da Formação. Coordenadora Pedagógica de Formação. Formadora nas áreas de Gestão da Formação, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Comportamental nas Organizações. Possui Certificado de Aptidão Profissional de Formador.

Dr.ª Ana Raquel Bastos, Licenciada em Psicologia. Mestranda em Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes. Formadora nas áreas de Geriatria, Desenvolvimento Pessoal e Social, Formação Pedagógica de Formadores, Cidadania e Empregabilidade. Possui Certificado de Aptidão Profissional de Formador.

Dr.ª Margarida Oliveira, A frequentar Pós-Graduação em Gestão Autárquica Avançada. Pós-Graduada em Psicologia das Organizações. Licenciada em Psicologia pela FPCEUP. Ministrou mais de 2500 horas de formação na área de Gestão de Recursos Humanos (Recrutamento e Selecção e Avaliação de desempenho), área Comportamental, área da Formação Pedagógica Inicial/Contínua de Formadores. Vasta experiência profissional ao nível de Recrutamento, Selecção e de Avaliação de Desempenho. Experiência profissional ao nível da Coordenação da Formação e ao nível da Implementação de Sistemas de Qualidade Organizacional.

Dr. Rui Ramos, Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Psicólogo Clínico. Docente do Ensino Superior no Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte – Gandra. Formador de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e Formação Continua de Formadores. Formador nas áreas Comportamental e da Comunicação - Gestão de Conflitos; Cidadania e Empregabilidade; Desenvolvimento Pessoal e Social; Técnicas de Negociação; Técnicas de Apresentação; Comunicação não-verbal; Gestão da Mudança; Aprender a Aprender; Aprender a Criar; Gestão de Projectos; Gestão de Reuniões; Gestão do Tempo; Liderança e Motivação; Competências Comunicacionais; Team Building. . Possui Certificado de Aptidão Profissional de Formador.

Dr.ª Sara Silva, Licenciada em Psicologia e Pós - Graduada em Psicologia Social pela Universidade do Porto. Psicóloga de um Lar de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Formadora Certifica pelo IEFP com vasta experiência formativa na área comportamental, designadamente na área da Formação Pedagógica Inicial de Formadores. Coach certificada internacionalmente pelo International Coaching Community (ICC).

Dr.ª Liliana Ribeiro, Licenciada em Psicologia e Pós -Graduada em “Processos Psicoterapêuticos nos Sistemas Familiares” pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Exerce actualmente a actividade de Psicóloga numa UNIVA. Formadora. Possui Certificado de Aptidão Profissional de Formador.

Dr. Jorge Peixoto, Mestrando em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós – Graduação em “Modelos de Psicoterapia” pelo Colégio Universitário de Altos Estudos (UCAE). Pós – Graduação em “Abordagens e Modelos de Intervenção na Adolescência” pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Psicólogo numa Associação de Apoio Social. Possui Certificado de Aptidão Profissional de Formador.

Dr. Nelson Carvalho, Licenciado em Psicologia. Exerceu a função de conselheiro de orientação profissional no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Experiência como formador na área comportamental, no curso de formação pedagógica de formadores e mediador de cursos EFA . Técnico de Gestão da Formação na CERTFORM. Possui Certificado de Aptidão Profissional de Formador.

Destinatários
• Licenciados e Bacharéis em qualquer área científica;
• Formadores;
• Técnicos de Formação;
• Consultores de Recursos Humanos;
• Responsáveis de Formação.

Duração
122 horas

Horário
Pós-laboral – De 2ª a 5ª das 19h30 às 22h30

Palavras-chave Pedagogia

Contacto CERTFORM-Escola de Formação Prática

Email

Imprimir está página

Partilhar