Curso Prático de Organização e Gestão de Serviços de Catering-Pos-laboral-Porto

De: CERTFORM-Escola de Formação Prática  12/31/2010
Palavras-chave Gestão De Eventos

Para obter informações detalhadas aceda a: http://www.certform.pt

• Consciencializar para as diferenças entre os serviços prestados diariamente e os serviços especiais.
• Questionar objectivos e necessidades do cliente de um banquete.
• Tomada de consciência sobre o facto de um banquete ser irrepetível e personalizado.
• Alertar para a necessidade de criação e inovação.
• Recordar princípios de organização.
• Compreender o desenvolvimento da actividade de banquetes.
• Necessidade de possuir total conhecimento sobre os espaços, circuitos e preparação antecipada dos eventos.
• Conhecer vários tipos de mise-en-place consoante o menu.
• Elaborar e decorar tapas e canapés.
• Conhecer e elaborar diversas apresentações para as frutas.
• Elaborar menus.
• Conhecer os aspectos a ter em conta na contratação com os clientes e com os fornecedores.
• Centrar atenções e esforços na prossecução de um serviço de elevada qualidade.
• Sensibilizar para a necessidade de transmitir imagem de organização mesmo em condições adversas.
• Encontrar fórmulas que se enquadrem nos momentos próprios.
• Alertar para os vários momentos dos banquetes e atitudes a tomar.
• Elaborar e compreender as fichas técnicas e os inventários, compreendendo a sua importância na gestão.


Conteúdo Programático
Módulo 1 - A Venda
• Conhecer o cliente
• O Cliente intermediário
• Conhecer as necessidades do cliente
• Aspectos relacionados com a venda
• Vendedor versus Atendedor
• Ficha de Contacto
• Follow Up

Módulo 2 - Organização de Banquetes
• Cuidados na sua organização
• Espaços, Equipamentos
• Logística, Antecedência
• Timings e Imprevistos
• Gestão de Espaços
• Montagem de Salas
• Análise de Plantas e Circuitos
• Reuniões, Apresentações
• Audiovisual
• Mobiliário, Atoalhados, Loiças
• Contartação de Serviços Externos

Módulo 3 - Catering
• Outside Catering
• Banquetes
• Refeições Grupos
• Ordem de Serviço
• Elaboração de Ementas e Cartas
• Tipos de Serviços Especiais
• Formas de Execução do Serviço
• Serviços Volantes, Buffet e Prestado à Mesa

Módulo 4 - Desenvolvimento do Serviço
• Mise-en-Place de Sala e de Mesas
• Tipos de Execução do Serviço
• O Briefing
• O Desenrolar do Serviço de Sala
• Momentos do Serviço
• Relações com Clientes
• Relações com outras secções
• Relações com Terceiros

Módulo 5 - Prática de Tapas e Canapés

Módulo 6 - Prática de Frutas e Prática de Legumes


Formadores
Artur Duarte , cozinheiro, formado em cozinha/pastelaria pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Experiência na abertura de unidades hoteleiras e similares. Formador certificado pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional). Palestrante convidado para sessões em hóteis, restaurantes, escolas e jardins de infância. Vasta experiência na elaboração de decorações para Buffet e serviço de canapés.

Carlos Miguel Gonçalves, formado em Gestão e Técnica Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, com vasta experiência na organização e desenvolvimento de Banquetes (Inside e Outside Catering), orçamentação, gestão de equipas e vendas. Formador certificado pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) a nível de Banquetes e Serviço de Restaurante. Experiência no desenvolvimento e implementação de novos conceitos de restaurantes.


Duração
21 horas - seis sessões de três horas e meia cada


Horário
Pós-laboral – das 19h às 22h30


Palavras-chave Gestão De Eventos

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