Análise Comportamental Aplicada - ABA

Análise Comportamental Aplicada - ABA a Centro ABCReal Portugal, Crl

De: Centro ABCReal Portugal, Crl  07/10/2012
Palavras-chave Saúde , Clínica, Medicina

  Centro ABCReal Portugal - o Centro de intervenção para o tratamento das Perturbações Gerais de Desenvolvimento, Atraso de Desenvolvimento, Desordens de Atenção, Dificuldades de Aprendizagem, Psicoses Infantis e Transtornos do Lobo Frontal -   O Centro ABCREAL Portugal, uma Cooperativa de Solidariedade Social, é uma instituição sem fins lucrativos, que foi fundada em Setembro de 2008 ( é uma IPSS desde Junho de 2009 ) e que é responsável pela implementação em Portugal, do primeiro Centro de Intervenção Comportamental, baseada no método “Applied Behavior Analysis” (ABA) ou Análise Comportamental Aplicada para crianças, jovens e adultos com Perturbações de Desenvolvimento em especial as do Espectro do Autismo e Atraso Global de Desenvolvimento, um tratamento como maior índice de sucesso cientificamente comprovado, desde há cerca de 30 anos nos Estados Unidos da América do Norte e mais recentemente em muitos outros países espalhados pelo Mundo. O Centro ABCReal Portugal é o centro de intervenção intensiva para o tratamento das Perturbações Gerais de Desenvolvimento, em especial as do Espectro do Autismo, e outras situações que podem estar de algum modo relacionadas com o Autismo como o Atraso de Desenvolvimento, Desordens de Atenção, Dificuldades de Aprendizagem, Psicoses Infantis e Transtornos do Lobo Frontal. O Centro ABCReal Portugal é supervisionado tecnicamente e cientificamente por uma das mais importantes e antigas organizações mundiais, especializada no domínio das Perturbações Gerais de Desenvolvimento. Trata-se de uma instituição americana com sede em Sacramento, na Califórnia: Applied Behavior Consultants (www.appliedbehaviorconsultants.com). Os seus técnicos deslocam-se a Portugal de três em três meses especialmente para dar formação, avaliar e certificar procedimentos. O Centro oferece Programas de Intervenção Precoce de 60 horas e 100 horas mensais que estão sobretudo pensados para crianças dos 18 meses até aos 7 anos e integradas em Centro.  A terapia é feita de 1 para 1, ou 1 para 2, o adulto acompanha a criança durante toda a sua rotina, ajudando-a nos diversos momentos, corrigindo-a e moldando o seu comportamento verbal e motor. A rotina está organizada de modo a que as competências sejam trabalhadas diariamente de um modo intensivo. Os Programas de Intervenção para os “Mais Velhos” são pensados para as crianças maiores de 7 anos, isto é, em idade escolar e a frequentar o ensino Básico. A ideia deste programa é ajudar as crianças a adquirir competências de Socialização, Comunicação e Independência, de modo a facilitar-lhes a sua integração na escola. Realizam-se visitas semanais à comunidade (supermercado, lojas, parques) para que a criança e o adolescente se torne independente e se sinta parte da comunidade que a rodeia. Programas que são geralmente feitos em Centro na sua totalidade ou parcialmente porque quando conjugados com os desenvolvidos na escola (“In School”) ou no domicílio (“In Home”). Os Programas “In School” e “In Home” são sobretudo programas complementares aos mais intensivos, podendo atingir um total de 40 horas por semana de intervenção. Os Programa “In Home” e “In School” visam complementar os Programas mais intensivos, com a ida de um técnico a casa da criança ou à escola, dar dando continuidade ao trabalho realizado no Centro. O “In home” e o “in School” podem também ser desenvolvidos de uma forma autónoma ao trabalho em Centro. É elaborado também também elaborado um Plano de Intervenção, juntamente com os Pais, de modo a serem apuradas as principais competências a adquirir. Na escola implementa-se também o Programa “Shadowing” que tem como principal objectivo a Transição/Integração da criança para o ensino regular. O Técnico acompanha a criança durante toda a sua rotina, sendo o facilitador da comunicação e interacção social entre pares. A Terapia é de 1 para 1, sendo progressivamente afastado o papel do adulto (técnico) como facilitador, passando a ter esse papel o próprio meio que a rodeia. Além da intervenção intensiva, o Centro disponibiliza um Programa de Intervenção Médio-Intensiva ( a partir dos 18 meses ) onde em que é também traçado um plano de intervenção individual onde se focam as competências em défice e os comportamentos que são barreiras à aprendizagem, criando-se objetivos muito específicos. mas Neste caso, a intervenção é realizada em pequeno grupo, que é organizado de forma a que as crianças ou os jovens aprendam umas com as outras, fomentando a imitação e a generalização. Este Programa vai das 2,30hs semanais até às 5hs diárias. O Centro realiza também ainda Programas para Jovens e Adultos a partir das 16 horas mensais. Os Programas a partir das 16 horas existem também para crianças (a partir dos 7 anos) e jovens com Síndroma de Asperger. Destacamos, aqui, o trabalho que temos vindo a desenvolver para uma melhor performance académica da criança e do jovem, sobretudo através da conjugação do ABA e das novas tecnologias. O Centro oferece igualmente o Programa de “Counselling”, que é especialmente pensado para apoio e “treino” de Pais e Familiares, de forma que para que possam intervir como elementos importantes chave para acelerar e ampliar o sucesso da Intervenção. de forma a acelerar e a ampliar o seu sucesso. O “Counselling” é também sobretudo pensado para os que não consigam ter acesso de uma forma directa à Intervenção, seja por razões logísticas, financeiras ou outras. Sempre pensando para quem precisa, o Centro oferece um serviço completamente gratuito, o SOS Autismo, disponibilizando dois contactos telefónicos ( 964042747 e 212977118 ) para tentar apoiar e orientar quem do Centro necessita. Entendemos muito bem quem se move nestes domínios e acreditamos que sabemos como ajudar. O Centro ABCReal Portugal tem como principais objectivos: •       Permitir que um maior número de crianças beneficie da Intervenção ABA •       Formar mais técnicos na Intervenção ABA no Autismo •       Fomentar a Adopção e Implementação de práticas no Autismo baseadas em evidência científica •       Promover Iniciativas de formação e apoio a Pais e familiares de crianças autistas •       Promover acções de formação, destinadas a profissionais de saúde e da educação sobre autismo •       Promover acções de sensibilização das instituições oficiais e da sociedade civil sobre a questão do autismo •       Promover e Apoiar a Investigação na área do Autismo   O Centro tem sempre a porta aberta para quem precisa de apoio e para quem deseja aprender, porque é um Projecto de Pais para Pais. Na qualidade da sua intervenção, que é devidamente certificada por uma das mais antigas e prestigiadas organizações internacionais especializadas em Perturbações Gerais de Desenvolvimento, a Applied Behavior Consultants, o Centro faz toda a diferença na Diferença.  (acho que devia mais ser qq do género…) Quer através da sua missão, quer pela qualidade da sua intervenção, só possível através da supervisão técnica e científica de uma das mais antigas e prestigiadas organizações internacionais - Applied Behavior Consultants (especializada em Perturbações Gerais de Desenvolvimento), o Centro continuará a lutar para fazer toda a diferença na Diferença.   Bibliografia 1.       McEachin JJ, Smith T, Lovaas OI. Long Term Outcome for children with autism who received early intensive behavioural treatment. Am J Ment Retard. 1993 Jan;97(4):359-72;discussion 373-91 2.       Lovaas OI., Behavioral treatment and normal educational and intellectual functioning in autistic children. J Consult Clin Psychol. 1987 Feb;55(1):3-9 3.       National Research Council. Educating Children with Autism. Committee on Educational Interventions for children with Autism. Catherine Lord and James P.McGee, eds. Division of Behavioral and Social Sciences and Education. Washington,DC: National Academy Press. 2001 4.       Smith, T.. Are other treatments effective? In Catherine Maurice, Gina Green, Stephen Luce (Eds.). Behavioral Intervention For Young Children with Autism: A Manual for Parents and Professionals; Editors: Pro-Ed; 1 Edition, 1996 5.       National Institute of Neurological Disorders and Stroke. Autism Fact Sheet. 2008. Consultado em Fevereiro de 2009;   Links Úteis ABC INC, http://www.appliedbehaviorconsultants.com World Health Organization - http://www.who.int/en/ Center for Disease Control - http://www.cdc.gov/ Associação Internacional de Análise Comportamental Aplicada - http://www.abainternational.org/

Palavras-chave Actividades Extracurriculares, Adolescência, Análise Comportamental, Apoio Escolar, Apoio Pedagógico, Apoio Psicopedagógico, Apoio Psico-Pedagógico, Asperger, Associação, Autismo, Avaliação Psicológica, Clínica, Consultas De Psicologia, Deficit De Atenção, Desenvolvimento Sustentável, Ensino de Competências Sociais, Epilepsia, Gabinete De Psicologia, Hiperactividade, Medicina, Necessidades Educativas Especiais, Perturbação de desenvolvimento, Perturbações de Desenvolvimento, Perturbações do Espectro do Autismo, Preparação para a vida adulta, Psicologia, Psicologia Clínica, Psicologia e Psicoterapia, Psicoterapia, Responsabilidade Social, Salas De Estudo E Explicações, Saúde , Saúde Mental, Sindrome de Rett, Terapia, Terapia Da Fala, Terapia Psicomotora, Terapias, Terapias para Autismo,

Outros produtos e serviços de Centro ABCReal Portugal, Crl

Terapia Comportamental a Centro ABCReal Portugal, Crl rodapé
07/10/2012

Terapia Comportamental

Reabilitação e preparação para a vida adulta dos nossos meninos.