Gestão de Projectos como criação de valor

De: Mangest Consulting, Lda  06/21/2010
Palavras-chave Cobranças, Recuperação De Empresas, Consultoria De Gestao

Hoje em dia e diariamente, verificamos as noticias onde empresas encerram as suas portas em situações que por vezes ninguém compreende e se interroga pela existência de umas entrarem em processo de falência e outras manterem o sucesso e um crescimento sustentável na era que atravessamos e onde o tema diário é a  “crise”, que traduz um mercado debilitado, uma forte desconfiança por parte dos investidores e uma constante preocupação, que provoca uma cegueira e um sentimento fortemente negativo da visão alargada daquilo que é o mercado e da sua competitividade.

 

Gestão de projectos não é nada mais nada menos, que a implementação de um desenho da empresa por parte do seu gestor, ele é a entidade mais importante e com capacidade e poder de decisão para colocar a sua empresa no caminho pretendido e rumo ao sucesso, a ele cabe a função de organizar, motivar e delegar funções á sua equipa, para aplicação de um conjunto de acções nas diversas áreas das empresas, que permitem a mudança organizada e inovadora, para fazer face a um mercado fortemente competitivo.

 

O desenvolvimento de competências na Gestão de Projectos comporta vários requisitos, sendo necessário conceber e desenhar as metodologias adequadas á realidade e necessidades das empresas. È necessário desenvolver nos recursos humanos o “know-how” técnico e uma cultura de trabalho organizativa, necessários para transformar verdadeiros profissionais dentro das organizações para satisfazer não só os clientes externos como os internos.

 

Hoje assistimos á moda das certificações, por experiencia, não serve de nada a certificação se não existir uma gestão de projectos metodológica, organizativa e pratica que assegure a organização e a estrutura de uma empresa.

 

A Mangest Consulting aposta na criação e na implementação de técnicas e de métodos de gestão, com o principal objectivo de ajudar e apoiar as Organizações suas Clientes tornando-as mais competitivas e com maior capacidade de geração de valor, maior qualidade dos seus produtos e/ou serviços e maior capacidade de resposta as necessidades do mercado.

 

Actuamos com algumas empresas que possuem já estruturas definidas, dando uma maior força e contributo em determinadas áreas, pois por vezes a visão interna não é a mesma que visão externa, bem como outras que necessitam de apoio mais constante e permanente.

 

Apostamos numa equipa formada por profissionais com elevada experiencia nos serviços que oferecemos, respondendo com prontidão, rapidez e qualidade a todas as situações e necessidades dos nossos clientes.

 

     Esta experiência permite-nos:

         Enfrentar todo o tipo de obstáculos, cujo “ know-how” foi obtido em projectos anteriores;

         Ter uma maior visão e compreensão dos problemas da Organização;

         Definir com prontidão a criação de valor para o Cliente e a sua estratégia, com as tácticas adequadas;

         Ter disponibilidade rápida para assegurar uma implementação com sucesso.

 

A nossa maior preocupação é o Primado do Cliente, acreditamos que o sucesso está na satisfação de cada cliente, cada cliente tem uma filosofia diferente a qual respeitamos, acompanhamos todos os nossos projectos desde a sua implementação até ao nascer do seu sucesso, dando todo o apoio e aconselhamento necessário.

 

Actuamos com algumas empresas de referência dos pais, nas diversas áreas incluindo sectores públicos (Hospitais , Câmaras Municipais, etc) e privados, bem como PME’S pois acreditamos que estás necessitam de um maior apoio na implementação dos seus projectos, para que possam crescer. Actuamos conjuntamente com parcerias de empresas da nossa confiança, em serviços que se completam aos objectivos propostos.

 

Neste momento estamos a dar mais importância ao território nacional, onde estamos presentes quer a Centro, Sul e Norte do pais, incluindo Açores e Madeira, mas com projectos a médio e longo prazo para Espanha, Angola e Inglaterra.

 

Na nossa opinião, o nosso mercado não investe na gestão de projectos, existe ainda um caminho longo a percorrer que está inteiramente enraizado com uma visão antiga dos métodos de gestão e uma certa desconfiança no mercado, ou porque têm uma visão de que os custos sejam elevados, mas não o são tendo em conta os resultados que podem vir a obter.

 

Actualmente o cenário aponta para uma competitividade numa era de globalização assente continuamente numa mudança interactiva, agressiva e controlada, quer através do alcance de uma maior eficiência quer através da criação de novos produtos e serviços de acordo com as necessidades constantes de um mercado, é necessário inovar.

 

Acreditamos que as empresas que possuem uma maior maturidade nas suas praticas de projecto e os implementam, têm um maior desempenho de resultados, apresentando custos directos mais baixos pela sua organização, que correspondem efectivamente a uma melhoria em todas as áreas da empresa, incluindo as financeiras e contribuindo positivamente para uma melhoria significativa do ROI (Return on Investment).

 

Uma das missões da Mangest Consulting é de sensibilizar e apoiar as empresas para a necessidade de investirem no desenvolvimento das competências na Gestão de projectos, como forma de responderem com eficácia á mudança e criarem o sentimento de optimismo e uma estrutura mais sólida, tornando Portugal conhecido e respeitado internacionalmente, aumentando o leque empresarial.

 

                                                                                                       Artigo publicado na Revista Qualidade/Jornal Vida Económica em 05/06/2009

Palavras-chave Cobranças, Consultoria De Gestao, Recuperação De Empresas