Certificação energética no ambito do RCCTE e RSECE

De: Nuno Costa & Associados  08/23/2010
Palavras-chave Certificação Energética, Eficiência Energética, Certificação Energética De Edifícios

Certificamos o seu imóvel e aconselhamos a reduzir a sua factura energética.

A Certificação Energética veio  criar uma etiqueta de desempenho energético uniforme para todos os edifícios, para que seja mais perceptível ao utilizador comum verificar e comparar a eficiência energética do seu imóvel, a este documento foi dado o nome de Certificado de Desempenho Energético e da Qualidade de Ar Interior.

Tem como objectivo também identificar possíveis medidas de melhoria, para que o imóvel apresente um melhor desempenho energético.


Visa igualmente  potenciar uma economia de energia de 20% a 40% nos edifícios e reduzir igualmente as emissões do CO, para um meio ambiente mais sustentável.

No caso dos edifícios novos, a certificação começa logo na fase de projecto, onde se definem as características e equipamentos do edifício, no Projecto de Comportamento Térmico (RCCTE) ou (RSECE), que serão validados por uma DCR (Declaração de Conformidade Regulamentar).
Este projecto térmico tem de cumprir requisitos mínimos regulamentares, que têm de ser coordenados com outros projectos de especialidades e a respectiva arquitectura.
Após finalizada a obra é emitido o respectivo certificado energético se tudo estiver de acordo com o descrito na DCR inicial.


No caso dos edifícios existentes, a partir de 1 de Janeiro de 2009 é obrigatório aquando de alguma transacção imobiliária (Arrendamento ou Venda) o imóvel possuir o Certificado Energético, pelo que é da responsabilidade do vendedor ou arrendatário a sua emissão.
Caso tenha efectuado alguma transacção desde o período indicado sem a emissão do respectivo Certificado, ocorre numa coima a ser aplicada pela a entidade regulamentadora do sistema, a ADENE.

A nossa equipa está disponivel para qualquer tipo de solicitação, sendo que temos vários profissionais qualificados para a sua emissão.


"Um dia todas os edíficios serão verdes"

Palavras-chave Certificação Energética, Certificação Energética De Edifícios, certificado energético, Eficiência Energética