Desenvolvimento Local, Inovação Social e Empreendedorismo

Desenvolvimento Local, Inovação Social e Empreendedorismo a Superação Spa Consultoria Projectos Estudos e Assessoria, Lda.

De: Superação Spa Consultoria Projectos Estudos e Assessoria, Lda.  01/18/2010
Palavras-chave Negócios , Auditoria e Consultadoria, Empreendedorismo

 

Os serviços de concepção, consultoria e avaliação de projectos, programas e iniciativas nomeadamente na área do desenvolvimento local e acção social, destina-se a instituições e entidades públicas.

Mobilizando as competências adquiridas na concepção, montagem de parcerias, avaliação e desenvolvimento dos projectos promovidos pela SPA, todos os serviços foram formatados recorrendo aos princípios do empowerment, inovação, trabalho em parceria e sustentabilidade.

A concepção e planeamento das intervenções inclui a elaboração do diagnóstico prospectivo, desenho e arquitectura da intervenção (definição de metas e finalidades, objectivos operacionais, beneficiários finais, metodologia global, …), definição do modelo de intervenção e modelo de funcionamento, pré-dimensionamento e definição dos recursos necessários, plano de acção, orçamentação e financiamento.

Para além da Iniciativa GLOCAL e projecto transnacional “Enterprising seeds”, destaca-se a concepção do “AGROTURIS SEC XXI–  Agricultura, Ambiente e Turismo” para a AETUR/FATA, a elaboração do “Programa e Plano de Criação de Auto-emprego para o Vale do Tua” e o “Projecto-piloto para a promoção e apoio do empreendedorismo sustentável” para a EDP.

Desde 2001, promove a iniciativa GLOCAL – Empresas Locais com Orientação Global (www.iniciativaglocal.eu), integrada na política de responsabilidade social da   empresa. Este projecto foi co-financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL, tem como principal objectivo promover e apoiar o empreendedorismo de base local. O projecto GLOCAL foi eleito um caso de sucesso pela UE em 2005 no campo do empreendedorismo social e inclusão social, eleito Boa Prática/Estudo de Caso em Capital Social e Desenvolvimento Rural pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida, em 2006, e recebeu Menção Honrosa e 2º prémio na categoria “Apoio à iniciativa empresarial” nos European Enterprise Awards 2007.    Das metodologias concebidas e experimentadas destacamos o SIM – Sistema de Microcrédito; o Programa Prémium que inclui uma metodologia de Criatividade nos negócios – o Atelier de Ideias – uma metodologia de Formação-acção de suporte a empreendedores, um referencial de formação em sala – Formação Inicial de Empreendedores; e o E2E-Empresariado pró empreendedorismo que engloba o Programa de Mentores Voluntários e o Sistema de Apadrinhamento empresarial.

Palavras-chave Auditoria e Consultadoria, Benchmarking, Criação De Empresas, Desenvolvimento Local, Empreendedorismo, Estudos De Viabilidade, Estudos Económicos, Incentivos QREN, Inovação, mentoria empresarial, Micro-crédito, Negócios , Planos De Negócios,

Contacto Superação Spa Consultoria Projectos Estudos e Assessoria, Lda.

Email

Imprimir está página

Partilhar