Xerox e Várzea da Rainha Impressores revolucionam o mercado editorial

De: Xerox  06/21/2010
Palavras-chave Impressoras, Comércio por grosso máquinas e material de escritório, Venda por grosso máquinas e material de escritório

A Xerox Portugal acaba de instalar na Várzea Impressores uma solução de impressão de livros on demand (a pedido) que permite tornar a publicação de livros mais eficiente e abrangente, pela optimização da utilização de matéria prima e energia, uma vez que a impressão passa a ser feita por encomenda.

 

A impressão digital está a revolucionar o mercado associado à impressão e o mercado da edição livreira não é excepção. Devido aos elevados custos de setup e arranque associados à forma tradicional de impressão de livros não era possível equacionar a produção de baixas tiragens. Este facto fazia com que se perdessem oportunidades de negócio e com que muitos autores não fossem publicados devido a serem encarados como um investimento de risco.

A impressão digital veio alterar por completo este modelo de negócio, já que permite a impressão de livros, a partir da quantidade 0 (Zero), visto o custo de produção ser unitário.

 

Com o objectivo de solucionar todas estas questões a Várzea da Rainha Impressores seleccionou a Xerox e as suas soluções, ficando em condições de:

 

Efectuar reedições a custo reduzido

Produzir curtas tiragens de livros

Dispôr de stocks 0 (zero)

Com as soluções de personalização, é possível testar capas e autores em diferentes livrarias, para aferir do sucesso do livro e qual a imagem de maior impacto

Publicações de autores literários não comerciais, até agora não publicáveis.

 

O investimento global estimado em cerca de 1 milhão de euros veio colmatar os habituais problemas que as editoras têm com as reedições de livros e gestão de stocks, permitindo fazer face às solicitações do mercado e às pequenas tiragens.

 

Tendo em conta estes requisitos, a Solução da Xerox instalada garantem uma elevada capacidade de impressão; rapidez de execução de livros de acordo com as necessidades de cada livraria; integração com um portal de compras online para além da possibilidade de proceder à reedição de livros raros e antigos.

Os equipamentos Nuvera EA 200 e DocuColor 7002, alicercadas no Software FreeFlow Process Manager é possível automatizar o prepress e os workflows de produção, bem como simplificar e flexibilizar as edições de última hora.

 

Também o Free Flow Web Services, permitirá à Varzea a disponibilização de um serviço de e-print Book aos seus clientes, já que lhe possibilitará a submissão de trabalhos através do portal web que está a ser desenvolvido;

 

As soluções escolhidas apresentam ainda vantagens de ordem ambiental, outra das grandes prioridades na solução instalada, sendo que todos os equipamentos apresentam características distintivas que permitem reduzir o consumo de energia tanto em produção como em stand by para além de que com a impressão on demand é possível reduzir a utilização de papel acima dos 20%.

 

José Esfola, Director de Marketing da Xerox, afirma: “Neste processo de impressão a pedido, sob uma solução de impressão digital, são dispensadas todas as tradicionais tarefas preparatórias usadas em offset, quer de pré-impressão fotográfica, como as afinações de máquina, o que, não só economiza, em muito, o seu custo, como torna o processo muito menos moroso e mais flexível.

Se quisermos, no limite podem-se imprimir exemplares 1 a 1, sem aumento do seu custo unitário e em qualquer momento se podem reimprimir mais exemplares, o que para a indústria livreira é sem dúvida um grande passo.”

 

“A tecnologia de impressão on demand ao ser aplicada ao negócio livreiro, permite eliminar os riscos de não escoamento de stocks e facilita a reedição ou re-publicação. São assim evidentes as enormes vantagens deste sistema de impressão, quer para autores, quer para editores, pois assegura-se a permanente disponibilidade de quaisquer obras, domina-se a sua incerteza comercial, privilegiam-se as audiências selectivas ou restritas e flexibiliza-se a sua edição.”

 

 

 

 

Palavras-chave Comércio por grosso máquinas e material de escritório, Encadernação e acabamento, Etiquetas, Fotocopiadoras, Impressoras, Impressoras de alimentação contínua, Impressoras De Grandes Formatos, Papel ambiental, Papel de cor, Papel para impressões e fotocópias, Papel Reciclado, Scanners, Soluções De Software, Venda por grosso máquinas e material de escritório,