Criar um site de Internet

Criar um site de Internet a Sérgio F Carapeto Azougado

De: Sérgio F Carapeto Azougado  08/30/2008
Palavras-chave Web Design, Páginas Internet, Sites

O modo mais fácil de começar, na minha opinião, é estudar HTML (HTML w3schools) e compreender o conceito cliente-servidor* [ isto implica criar ficheiros com extensão .html num editor de texto à tua escolha]**.

Depois (HTML aprende-se em menos de nada: uma semana ou nem tanto) deves extender o teu conhecimento com algumas "extensões naturais" ao HTML, para maior dinamismo da página: PHP (semelhante à linguagem C), MySQL (conceitos de bases de dados necessários), XML (extensão do HTML), CSS (folhas de estilo), ... Se quiseres movimento/animação deves estudar Flash ou comprar o Swish (recomendo Swish Max), estudar isto e começar a "brincar."

Lembra-te que é a experimentar com tudo (mas uma coisa de cada vez, claro) que se aprende facil e rapidamente. Eu aconselho-te a manteres as páginas visualmente simples (mais para a frente compreenderás porquê e saberás como), para não "ofender a vista" do utilizador/visitante (queres ter muitos, correcto?)... podes ter muitas coisas a correr em pano de fundo (grandes bases de dados, grandes servidores de correio, etc.) mas se o utilizador as conseguir usar e não as vir, tanto melhor. O design da página é importante!---

A página mais simples que existe é um ficheiro .html em branco. Mas um exemplo realista que já escreve algumas coisas pode ser (não te preocupes que daqui a nada já lês isto com muita facilidade):

Código:

Uma página

[img]http://azougado.com/images/stories/logo_azougado.png[/img]

Texto em itálico e negrito:
itálico, negrito
Uma tabela simples:

Cabeça 1 Cabeça 2
Célula 1 Célula 2

No fim de criares as tuas páginas deves sempre usar as ferramentas de pós-construção, para verificar que tudo ficou conforme os "standards." Deves também dar atenção à acessibilidade da página (para pessoas com dificuldades na navegação).

Não me lembro de mais nenhuma coisa, mas é claro que algo escapou, porque escapa sempre!

Se quiseres saber mais, pergunta, ok?_______ [email protected]

*lembra-te que podes sempre criar uma página em HTML e experimentá-la localmente (se quiseres usar PHP e MySQL, localmente, já tens de ter uns servidores, portanto isto fica para mais tarde).

**HTML é uma linguagem de estruturação de informação, onde o conceito mais básico (e praticamente o único que se necessita de saber) é o de "tag," que é uma forma de enclausurar informação que será disposta para o utilizador (em certos casos, não!).

Mais informação: http://www.azougado.com/

Palavras-chave Criar um site de Internet, fazer página internet, Fazer Site, fazer sites, página internet, Páginas Internet, Site, Sites, Web Design, website,

Contacto Sérgio F Carapeto Azougado

Email

Imprimir está página

Partilhar