Dicas para o seu novo site

Dicas para o seu novo site a Sérgio F Carapeto Azougado

De: Sérgio F Carapeto Azougado  08/21/2008
Palavras-chave Site, website, página internet

1. Objectivo do seu novo site
Antes de criar o seu site deverá estabelecer qual o objectivo para o seu novo site. Deve definir para que servirá o site e para quem se destina.

2. Coloque-se no papel do visitante
Antes de avançar coloque-se no papel do visitante e imagine o que ele procurará no seu site. Lembre-se que vai ter diferentes tipos de visitantes. Pelo que o seu site terá de satisfazer necessidades diferentes. Por exemplo,ntes diferentes são os que visitam pela primeira vez e os que voltam de novo ao seu site. Ou os que não conhecem a sua empresa e os que já conheciam a sua empresa (clientes).

3. Simplifique o seu site
Comece do simples para o mais elaborado. Não adianta querer ter logo um site muito completo se este é o seu primeiro site. Mais vale começar com algo simples mas com o que é essencial. Um dos problemas que se vive hoje em dia na Internet é o excesso de informação. Resuma os conteúdos ao fundamental.

4. Definir os menus
Defina conteúdos principais e conteúdos secundários. Os principais não devem exceder os 5 ou 6, sendo essas as páginas principais do site e os restantes páginas secundárias. O nosso gestor de conteúdos permite criar até três níveis de menus para poder organizar o seu site.

5. Regra dos 3 cliques
Não crie muitas subdivisões. O visitante deve chegar ao conteúdo que procura num máximo de 3 cliques. A estrutura do site deve manter-se simples e de fácil navegação. Crie vários links para as páginas importantes do seu site. Não faz mal que os links se repitam nos textos de várias páginas. Os visitantes farão percursos diferentes no seu site e nem todos entrarão pela página principal.

6. Parágrafos curtos
Escreva textos com uma linguagem simples e com parágrafos curtos (5 a 8 linhas). Se tiver mais de 3 parágrafos, divida o texto em subtítulos, para que o visitante saiba logo onde encontrar a informação que procura sem ter de ler toda a página. Não exceda as 500 palavras por página.

7. Ficheiros para download (complementar informação)
Se tiver necessidade de incluir informação muito detalhada e extensa, é preferível inclui-la num ficheiro para download. De preferência use ficheiros em PDF que permitem uma leitura mais fáciloffline ou paraimpressão. Não se esqueça de incluir contactos no rodapé desses ficheiros.

8. A Homepage é a página mais importante
A página principal (homepage) do seu site será a mais visitada. Por isso nela deve tentar resumir o que o visitante vai encontra no site. Tal como a primeira página de um jornal, deve criar vários tópicos com link para as páginas principais do seu site.

9. Contactos sempre visíveis
Mantenha os contactos com morada, telefone e email logo na homepage. Nas restantes páginas deve constar um link para a página de contactos ou mantenha sempre visível um contacto de email ou telefone.

10. Mantenha o seu site actualizado
Procure ir melhorando os textos, resumindo ou acrescentando informação que melhore o desempenho do site. Um site ao contrário de um folheto ou outro suporte impresso, pode e deve ser alterado com mais frequência.

11. Mostre a sua nova página de internet ao Mundo, através do Google, Sapo, Altavista, etc.
Escolha uma Empresa especializada em técnicas de indexação aos Motores de Busca (SEO) para desenvolver a sua página de internet e a colocar num prazo de 48 horas completamente visivel e nos primeiros lugares em relação àos seus concorrentes directos.

Palavras-chave página internet, Site, website

Contacto Sérgio F Carapeto Azougado

Email

Imprimir está página

Partilhar